Caravanas e Operações de educação
As Caravanas e Operações de Educação foram criadas pelo Setor de Educação Sanitária (SEDUC/DSN/SDA) para fortalecimento, integração, fomento, motivação, mobilização social e formação de técnicos educadores. São atividades educativas realizadas junto ao setor produtivo e sociedade, envolvendo diferentes instituições, públicas e privadas. Além de capacitar, realizar diagnósticos educativos, avaliações, comunicação social e aplicar metodologias ativas junto e à comunidade local.
As Caravanas são um conjunto de Operações de educação e são realizadas pelos Núcleos Regionais de Educação Sanitária de forma a se trabalhar a educação com temas específicos em várias Unidades Federativas, simultaneamente, potencializando os resultados.
As 05 principais características das Caravanas são:
- atuação integrada com outras instituições;
- uso de metodologias ativas participativas nas ações de educação;
- uso da comunicação de massa durante as atividades;
- formação de facilitadores e
- avaliação das atividades.
2022:
I. Operações de Educação na Região Norte – Prevenção da Raça 4 Tropical da fusariose em bananeiras
Entre 21.11 a 16.12.2022 foram realizadas 06 Operações de educação nos estados de Roraima, Manaus, Rondônia, Acre, Amapá e Pará. Foram utilizadas metodologias ativas, promovendo a discussão do tema através de rodas de conversa, dinâmicas em grupo, colocando o educando como ator principal. Como material didático, foram utilizados os elementos gráficos e áudios do livro Diálogos para prevenção da Raça 4 Tropical da Fusariose em bananeiras, sendo discutidos tanto o conteúdo técnico, quanto a metodologia apresentada por este livro. Também foi utilizada a ferramenta "Plicker" como forma de interação com o público e avaliação.
Os educandos foram avaliados quanto aos seus conhecimentos antes e após as capacitações, através do método SOMA. Foram formados 02 grupos de whatsapp com os produtores de banana (Amazonas e Acre), onde as atividades educativas continuam através do uso do material pedagógico do livro Diálogos para Prevenção da Raça4 Tropical da Fusariose em bananeiras.
Fortalezas: através da utilização de metodologias ativas foi possível promover um diálogo entre educando e educador e desenvolver consciência crítica com relação às medidas de prevenção da raça 4 tropical da fusariose em bananeiras; foi demonstrado aos técnicos do serviço público de defesa agropecuária e de extensão rural a aplicação prática de metodologias ativas e como mediá-las; o uso do aplicativo plicker foi de grande aceitação pelo público, mostrando ser uma excelente ferramenta para avaliar e interagir com o público. Os técnicos educadores foram capacitados na metodologia dos livros Diálogos e iniciaram a aplicação criando grupos de whatsapp com os produtores rurais.
Objetivos:
- Capacitação técnica referente à praga quarentenária ausente Fusarium oxysporum f.sp. cubense raça 4 tropical (FocR4T), com atividades teóricas e práticas de colheita de amostra para monitoramento;
- Capacitação técnica da metodologia educativa, teórica e prática, constante no livro “Diálogos para prevenção da Raça 4 Tropical da Fusariose em bananeiras”, com identificação e formação de multiplicadores (técnicos-educadores) para replicarem o conteúdo do livro em redes sociais e grupos de Telegram/Whatsapp, posteriormente à capacitação;
- Realizar atividades práticas junto ao setor produtivo, com eventos para produtores rurais, extensionistas, pesquisadores, professores e estudantes universitários, além de realizar a comunicação em massa através do uso de rádios e TVs locais/regionais.
Resultados alcançados: Foram capacitados 226 técnicos e 54 produtores rurais de 06 Unidades Federativas da região Norte em 03 semanas.
Número de clipping na mídia: 124
2023:
II. Operação de educação no Rio Grande do Sul. Tema: influenza aviária
Motivados pelo avanço da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade - IAAP no planeta e pela ameaça (já confirmada) da presença do vírus em aves silvestres no Brasil, o Programa Nacional de Educação Sanitária - PROESA, a Superintendência Federal de Agricultura do RS do MAPA e o Grupo Técnico de Educação Sanitária da SEAPI/RS programaram e executaram uma operação denominada: “Operação de Educação para prevenção da influenza aviária no Rio Grande do Sul”. A operação foi realizada em etapas, entre os dias 17 e 26.05.2023.
Objetivos:
-
sensibilizar lideranças do setor avícola para atuarem como multiplicadores do conteúdo constante no livro Diálogos para prevenção da influenza aviária;
-
utilizar metodologias ativas para a aplicação do conteúdo do livro em uma comunidade
de risco; -
explicar sobre as formas de transmissão à comunidade.
Público alvo: Técnicos do SEAPI/RS, técnicos do ICMBIO do Parque Nacional da Lagoa do Peixe, de Mostardas/RS, representantes dos produtores rurais de Mostardas/RS, técnicos da EMATER de Mostardas/RS e alunos e professores da Escola de Ensino Médio E.E.E.M Pe. Simão Moser, de Mostardas/RS.
Quer saber mais? Consulte o Informe Proesa nº 1 - Relatório da Operação de educação sanitária no Rio Grande do Sul
III - CARAVANAS DE EDUCAÇÃO
CARAVANAS DE EDUCAÇÃO: MONILÍASE - É PRECISO CONHECER PARA COMBATER:
Após a detecção dos focos de monilíase no Acre, em 2021, e no Amazonas, em 2022, tanto em área urbana como em comunidades de várzea e terra firme, o Ministério da Agricultura, por meio do SEDUC iniciou dentro do PROESA o projeto Caravanas da Educação sobre o tema monilíase do cacaueiro com o objetivo de realizar uma ampla ação de mobilização e sensibilização com envolvimento de outras instituições em nível municipal, estadual e federal para levar informações aos produtores de cacau e cupuaçu da agricultura familiar e indígenas da região foco e de seus estados vizinhos. Ao todo foram 05 Caravanas realizadas pelo Núcleo Regional Norte de Educação Sanitária, sendo 02 de capacitação.
III.1.) 1ª Caravana de capacitação da monilíase: é preciso conhecer para combater - AMAZONAS
Período de realização: 25 a 31.08.23
Locais: municípios de Tabatinga, Benjamin Constant e Atalaia do Norte/AM
Nº eventos realizados: 20
Nº participantes sensibilizados: 940 pessoas
Quer saber mais? Consulte o Informe Proesa nº 2 - Relatório da Caravana de educação no Amazonas
III.2) 2ª Caravana de capacitação da monilíase: é preciso conhecer para combater - PARÁ
Período de realização: 16 a 20.10.23
Local: Tomé Açu-PA
Nº Eventos realizados: 25
Nº participantes sensibilizados: 755 pessoas
Quer saber mais? Consulte o Informe Proesa nº 3 - Relatório da Caravana de educação no Pará
III.3) 3ª Caravana - ACRE
Período de realização: 23 a 26.10.23
Locais: Sena Madureira, Feijó e Manoel Urbano - AC
Número de participantes sensibilizados: 350 pessoas
Quer saber mais? Consulte o Relatório da Caravana de educação no Acre
III.4) 4ª Caravana - AMAZONAS
Período de realização: 30.10 a 01.11.23
Local: Presidente Figueiredo-AM
Nº Eventos realizados: 06
Nº participantes sensibilizados: 257 pessoas
Quer saber mais? Consulte o Informe Proesa nº 4 - Relatório da Caravana de educação em Presidente Figueiredo/AM
III.5) 5ª Caravana - RONDÔNIA
Período de realização: 29.11. a 01.12.23
Local: Buritis/RO
Nº Eventos realizados: 06
Nº participantes sensibilizados: 393 pessoas
Quer saber mais? Consulte o Relatório da Caravana de educação em Buritis-RO