Saiba mais sobre a PSDA
A Plataforma de Serviços Integrados da Defesa Agropecuária - PSDA é uma aplicação inovadora desenvolvida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, com o objetivo de centralizar e otimizar a gestão de dados relacionados aos serviços finalísticos da Defesa Agropecuária. Por meio dessa estrutura em ambiente virtual, é possível gerenciar registros, certificações de estabelecimentos, conformidade e fiscalizações, promovendo a eficiência e segurança nos processos. A SDA Digital foi criada respeitando as necessidades e peculiaridades de cada área, contribuindo diretamente para a modernização da gestão agropecuária e o fortalecimento da confiança no setor.
Este diagrama ilustra como a PSDA centraliza e integra os diversos serviços e processos relacionados à Defesa Agropecuária por meio de uma estrutura de Big Data, que viabiliza por meio da plataforma o controle, fiscalização, rastreabilidade e monitoramento da Defesa Agropecuária.
BigData:
O centro da imagem mostra um ambiente de Big Data, representando um sistema central que integra informações sobre:
-
Produtos
-
Estabelecimentos
-
Fiscalizações
-
Produção
-
Certificações
-
Comissões
-
Conformidades
-
Habilitações
Este sistema coleta e processa dados de várias áreas da Defesa Agropecuária para apoiar a tomada de decisões e a conformidade regulatória. APIs são utilizadas para integração de dados entre as empresas e a plataforma SDA, que conecta diferentes sistemas e permite o intercâmbio de dados entre diversos atores e o Big Data.
Programa de Autocontrole:
Na parte esquerda, vemos componentes do Programa de Autocontrole:
- Modelador de Autocontrole: Ferramenta para a criação de formulários de autocontrole dentro dos estabelecimentos.
- Gestão de Conformidade: Centraliza a validação geral da plataforma, fomentando a Defesa Agropecuária através da segurança e do cumprimento de normas.
- Central de Validação: Valida as informações.
- Gestão de Riscos: Monitora e gerência riscos agropecuários.
- Comitê Gestor: Grupo responsável pela governança.
Importação/Exportação: Habilitação e Certificação são gerenciadas para facilitar a Vigilância Agropecuária Internacional, garantindo conformidade nos processos de importação e exportação de produtos agropecuários.
Rastreabilidade: Este setor se conecta ao Big Data e envolve o Sistema Estadual Unificado e dados de localização para rastrear dados de produtos, produção e serviços. Visando garantir a segurança e a conformidade ao longo da cadeia de produção.
Setor Produtivo: As empresas/indústrias e associações do setor agropecuário interagem com o sistema para registro e envio de dados de produtos, produção e serviços. Conectam-se também a laboratórios privados e realizam eventos laboratoriais.
Monitoramento Laboratorial: SDA Coleta e o App MAPA Labs permitem o monitoramento de dados laboratoriais de forma integrada com o sistema. Laboratórios como o LFDA (Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária) também estão conectados para apoiar as análises de conformidade.
Inspeção e Fiscalização: O módulo SDA Fiscalização da PSDA é projetado para facilitar a criação, execução e acompanhamento das fiscalizações agropecuárias. Este módulo incorpora funcionalidades essenciais para garantir uma fiscalização eficaz e eficiente, assegurando a conformidade com as normas regulatórias.
Em suas funcionalidades estão: Registro e Acompanhamento de Infrações, Emissão de Laudos de Vistoria, Controle de Riscos e Resíduos, Análises e Coleta de Amostras, Certificação e Trânsito de Produtos, Verificação de Programas de Autocontrole, Integrações com Sistemas Externos
(Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), PagTesouro, SouGov, Conselho Federal de Agronomia (CONFEA) e Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Sistema de Notificações e Alertas, Indicadores de Desempenho).
Novo Sistema de Arrecadação: É a integração da PSDA com o registro de multas e taxas aplicadas pelo Ministério da Agricultura quando ocorrer infração à legislação agrícola.