5º Concurso da Qualidade do Cacau Capixaba
O Concurso da Qualidade de Amêndoas de Cacau Capixaba registrou 50 amostras inscritas nesta 5ª edição. Na “Categoria Linhares” foram 29 amostras e 21 na “Categoria demais municípios do Espírito Santo”. O concurso conta com a participação de produtores de 10 cidades do Espírito Santo. Além dos vencedores de cada categoria, será revelado também o “Destaque Estadual”.
Agora o concurso segue para a fase de classificação e as amostras já foram encaminhadas ao Centro de Inovação do Cacau (CIC), em Ilheús, na Bahia. Serão duas etapas: na primeira a avaliação será por meio do uso de métodos padronizados na prova de corte, em conformidade com a ISO 2451/2014, observando vários itens: físicos (peso, tamanho e umidade da amêndoa), químico (pH), sensorial de aroma, índice de fermentação e percentual de defeitos que não devem ultrapassar o total de 3,0% como mofo interno, ardósia, ataque de insetos, germinadas, achatadas, etc.
As amêndoas das seis melhores amostras de cada categoria classificadas na segunda etapa serão processadas nos laboratórios da sede do CIC e transformadas em chocolate. Os chocolates serão avaliados por um Júri Especializado, segundo métodos de avaliação sensorial de licor e chocolate, conforme padrões internacionais do Programa Cacau de Excelência (CoEx).
O concurso é uma realização da Secretaria de Agricultura, Aquicultura, Pecuária e Abastecimento, da Prefeitura Municipal de Linhares e da Chocolates Garoto, com o apoio do Incaper, Ceplac, Sicoob, Sebrae, Faes / Senar / SRL, Centro de Inovação do Cacau (CIC), Comitê Nacional de Qualidade de Cacau Especial (CNQCE), Acau, Apropeba, Coopercau, Cargill, Kubit e a organização do Instituto Ampliê.