PREMIAÇÃO
Como será a premiação
A chamada de startups Cacau Conecta AgTechs 2022, lançada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), busca promover o encontro de AgTechs e investidores para networking, visibilidade e oportunidades de negócios.
Os produtos ou serviços apresentados devem buscar soluções para gargalos da cadeia produtiva do cacau e chocolate, e passarão pela apreciação de duas comissões avaliadoras.
Para mais detalhes sobre a iniciativa, leia: REGULAMENTO — Português (Brasil) (www.gov.br)
A solução inovadora a ser apresentada pelas startups ao desafio não necessariamente precisa ter sido originada para a cadeia produtiva do cacau mas sim, que possa ser facilmente adaptada para as especificidades da cacauicultura, ou mesmo, que a solução funcione para um conjunto mais amplo de cadeias produtivas. Essas são algumas questões que o time da startup precisa ponderar e deixar bem descrito nos campos do formulário de inscrição para entendimento da comissão avaliadora do Cacau Conecta AgTechs 2022.
Na inscrição, a startup indicou qual dos desafios listados pelo Cacau Conecta AgTechs 2022 a sua solução busca atender.
São 06 desafios. 1.1 Soluções desenvolvidas ou adaptadas que apoiem os produtores na tomada de decisão para gestão da lavoura e aumento da eficiência produtiva. 1.2 Soluções voltadas à contagem de bilros e frutos em diferentes estágios de crescimento para estimar a frutificação e produção. 1.3 Mecanização da quebra do cacau. 2.1 Soluções desenvolvidas ou adaptadas que busquem melhorar a qualidade das amêndoas e aperfeiçoar o processo de fermentação, incluindo protocolos, inóculos, etc. 2.2 Soluções voltadas à classificação de amêndoas no que tange ao aspecto externo e teste de corte. 3.1 Soluções inovadoras para o desenvolvimento de coprodutos do cacau, produção de chocolates e fortalecimento de novos mercados.
A grande novidade é que as startups vencedoras, além de toda a visibilidade proporcionada pela iniciativa, ainda receberão prêmio em dinheiro oferecido pelas patrocinadoras do evento a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (ABICAB), a Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC) e as empresas Arcor, Barry-Callebaut, Cargill, Hersheys, Mondelez, Nestlé e Ofi.
Ao todo, serão R$ 80.000,00 a serem distribuídos entre as startups vencedoras. A startup com maior pontuação em cada um dos desafios, leva um prêmio.
Sobre as associações
A ABICAB é uma associação civil sem fins lucrativos atuante em âmbito nacional que tem como finalidade principal congregar os interesses de todas as empresas e agentes integrantes da cadeia de produção da indústria de chocolate, amendoim e balas. Além de promover as indústrias associadas, a associação visa apoiar o atendimento às legislações, desenvolvimento de iniciativas para estimular o consumo responsável, promover ações sociais de proteção do meio ambiente e segurança do alimento. Atualmente a entidade representa 92% do mercado de chocolates, 68% de balas e gomas e 62% de amendoim, reunindo fabricantes de todos os tamanhos com produtos diversos relacionados aos nossos setores. A indústria brasileira nestes setores gera cerca de 34 mil empregos diretos.
A AIPC possui o intuito de ampliar as discussões e fomentar o trabalho de desenvolvimento de toda a cadeia de valor. Juntas, as associadas Barry Callebaut, Cargill e Ofi respondem por aproximadamente 95% da compra e moagem do cacau no Brasil. O setor gera mais de 4.000 empregos diretos e indiretos e é um dos elos de uma cadeia de mais de 120 mil pessoas, incluindo 93 mil produtores rurais, processadoras e indústrias chocolateiras. A cadeia de suprimentos do cacau responde por cerca de R$ 23 bilhões anuais de valor gerado ao Brasil.