Pesquisa de Maturidade em Gestão de Projetos
Entre os dias 19 de setembro e 18 de outubro de 2022, a Assessoria de Gestão Estratégica - AGE promoveu a pesquisa de maturidade em gestão de projetos no âmbito do Ministério da Agricultura e Abastecimento - Mapa e de suas entidades vinculadas.
A pesquisa teve o intuito de averiguar o estágio de compreensão de nossa organização nos temas relativos à gestão de projetos. A trajetória do Mapa na gestão de projetos é antiga. Em 2017, iniciou-se a implantação do Escritório de Gestão de Projetos - EGP, momento em que foi realizada a primeira pesquisa deste tipo em nossa instituição.
De lá para cá, muitos instrumentos de gestão de projetos foram desenvolvidos e implementados no Ministério: o Método de Gestão de Projetos, Programas e Portfólios - MPG-Mapa 3.0, aprovado pela Portaria nº 101, de 23 de março de 2020, o Guia de iniciação ao MGP-Mapa 3.0, o software de gestão estratégica e de gestão de projetos Strategic Adviser – SA, além de outros componentes do Kit de Gestão de Projetos, disponibilizado pela Assessoria de Gestão Estratégica – AGE a todas as Unidades Administrativas do Mapa.
Em 2020, o Mapa aprovou o Plano Estratégico 2020-2031, planejamento associado aos Projetos Estratégicos Corporativos e Resultados Prioritários do Mapa, os quais foram acompanhados trimestralmente desde sua criação em 2020, mesmo com as restrições impostas pela pandemia de COVID-19. No mesmo ano foi criado um modelo de escritório de projetos local para divulgar, fomentar e implantar escritórios de projetos nas secretarias.
É neste cenário que, ao fim de 2022, fez-se oportuna a realização de nova pesquisa de maturidade em gestão de projetos, com maior divulgação, de modo a alcançar um número maior de participantes, para conhecer o estágio em que se encontra o Mapa, comparativamente à pesquisa anterior e ao conjunto das organizações brasileiras.
Os resultados da pesquisa indicam que evoluímos consistentemente desde 2017, mas que ainda há muito o que ser feito para a consolidação da cultura de gestão de projetos e o aperfeiçoamento das rotinas vinculadas ao tema. Para ler o relatório completo clique aqui.