Notícias
Retrospectiva 2022
O ano de 2022 chega ao fim e esta é a hora de relembrar grandes acontecimentos. Com muita resiliência, dedicação e trabalho, conseguimos vencer desafios e apresentar resultados inéditos no setor espacial, que irão repercutir por vários anos.
Nós separamos alguns deles para compartilhar com todos vocês um pouco do trabalho que realizamos este ano.
Deixamos aqui o nosso agradecimento pelos comentários, incentivos e participações de todos os nossos seguidores. O apoio de cada um de vocês é importantíssimo para que a Agência Espacial Brasileira continue a fazer um bom trabalho e possa impulsionar cada vez mais o Programa Espacial Brasileiro.
A bordo do foguete Falcon 9 da SpaceX, foi lançado o primeiro satélite construído por uma startup brasileira, no dia 13 de janeiro de 2022, a partir de Cabo Canaveral, na Flórida. O PION-BR1 é considerado um picossatélite, também chamado de “PocketQube”, de apenas 125 cm³, e toda a montagem do equipamento foi feita em um laboratório em São Caetano do Sul, interior de São Paulo.
A Agência Espacial Brasileira (AEB) participou, no dia 22 de março de 2022, em Alcântara/MA, de cerimônia simbólica para entrega de 50 computadores a escolas do município. Os computadores foram doados pela AEB para incentivar os jovens da região a terem mais uma ferramenta para crescer e ter mais oportunidades.
No dia 1º de abril de 2022, foi lançado o nanossatélite AlfaCrux, pela SpaceX, em Cabo Canaveral, na Flórida/EUA. Trata-se de um projeto realizado em conjunto entre a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), a Agência Espacial Brasileira (AEB), a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) e a Universidade de Brasília (UnB).
No dia 29 de dezembro de 2021, a Portaria AEB nº 756, publicada no Diário Oficial da União nº 247, de 31 de dezembro de 2021, aprovou o conteúdo do PNAE para o período de 2022 a 2031. Formalizou-se, assim, o PNAE 2022-2031 como o instrumento de planejamento das atividades espaciais brasileiras para a próxima década.
A Agência Espacial Brasileira (AEB) participou do painel “Heads of Agency: Nations to Watch”, no dia 7 de abril de 2022, dentro do 37º Space Symposium, um dos maiores eventos relacionados ao setor espacial do mundo, promovido pela Space Foundation.
No dia 9 de maio de 2022, foi anunciada a tripulação da missão NS-21, da Blue Orbit, e um brasileiro estava entre os escolhidos. Victor Correa Hespanha, de Minas Gerais, ganhou sua passagem num sorteio, após comprar um produto em uma agência de investimentos em criptomoedas, e se tornará um turista espacial.
Foi divulgada, no dia 12 de maio de 2022, a primeira imagem do buraco negro Sagitário A*, que se encontra no coração da Via Láctea, perto da Constelação de Sagitário. Para chegar a essa imagem do gigante, que é 4 milhões de vezes a massa do Sol, a equipe do Event Horizon Telescope contou com o trabalho árduo de mais de 300 pesquisadores espalhados por cerca de 80 instituições no mundo todo.
Os dois satélites de sensoriamento remoto radar (SRR), denominados, Carcará I e Carcará II, foram lançados por meio do foguete Falcon 9, da SpaceX, no Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, nos Estados Unidos. O sistema de imageamento do Projeto Lessonia utiliza um Sensor Ativo de Detecção capaz de gerar imagens de altíssima resolução, que podem ser obtidas a qualquer hora do dia ou da noite, independentemente das condições meteorológicas, pois o sinal emitido se adapta a qualquer condição temporal.
Veja as primeiras fotos que foram tiradas pelo Telescópio Espacial James Webb, o maior e mais complexo observatório já lançado.
A empresa Virgin Orbit recebeu formalmente uma licença de operador para permitir operações de lançamento da LauncherOne no Brasil. A licença é concedida à Virgin Orbit Brasil Ltda. (VOBRA), uma subsidiária brasileira recém-formada e de propriedade total dedicada a trazer o sistema de lançamento aéreo LauncherOne para o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).
Foi publicada a Chamada Pública CNPq/AEB/MCTI/FNDCT Nº 20/2022 - Programa UNIESPAÇO, com aportes que totalizam R$ 15 milhões, para apoiar projetos de pesquisa que visam contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País, na área espacial, assim como incentivar a criação de ambiente favorável à inovação e ao empreendedorismo, atendendo as prioridades do Programa Espacial Brasileiro (PEB).
No dia 10 de maio de 2022, foi sancionada a Lei Municipal nº 2.246/2022, que dispõe sobre o reconhecimento da cidade como “Parnamirim – Cidade Espacial”. O município abriga o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), primeira base aérea para lançamentos de foguetes da América do Sul, além do Centro Vocacional Tecnológico Espacial Augusto Severo (CVT-E), projeto da Agência Espacial Brasileira (AEB).
Durante a revisão de requisitos de sistema de missão - SRR, em Florianópolis, dias 4 e 5 de agosto de 2022, os requisitos para o projeto dos primeiros satélites da constelação serão avaliados por uma banca examinadora. Dentre as instituições que estarão representadas no evento estão o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Universidade Federal de Santa Maria e o Instituto SENAI.
No dia 25 de agosto de 2022, ocorreu a cerimônia alusiva à assinatura do contrato entre a FAB e a empresa canadense C6 Launch Systems Incorporated. Um importante passo para inserir o Brasil em um seleto grupo de países com capacidade de lançamento de veículos espaciais.
No final do último mês de agosto, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) emitiu Licença de Operação Corretiva (LOC) para o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), localizado no Maranhão (MA). A permissão possibilitará que a região seja utilizada por empresas nacionais e estrangeiras interessadas em lançar veículos espaciais de forma comercial, o que elevará a participação do Brasil no cenário internacional de exploração do espaço.
A Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), lançou a Cartilha de Emendas Parlamentares para o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA), de 2023. A cartilha é uma ferramenta, por meio da qual é possível apresentar aos parlamentares nossas atividades e projetos espaciais.
No dia 19 de setembro de 2022, os signatários dos Acordos Artemis, projeto liderado pelos Estados Unidos que estabelece diretrizes para a exploração espacial responsável, reuniram-se, pessoalmente, pela primeira vez, durante o Congresso Internacional de Astronáutica (IAC) 2022, em Paris. A Agência Espacial Brasileira (AEB) esteve presente.
O foguete VSB-30, lançado às 14h, do dia 23 de setembro de 2022, a partir do Espaçoporto de Alcântara, localizado no estado do Maranhão, levou a bordo o Modelo de Qualificação da Plataforma Suborbital de Microgravidade (MQ-PSM). Os próximos passos envolvem a análise dos resultados dos experimentos científicos.
Durante os dias 7 e 10 de novembro de 2022, no auditório da Poupex, em Brasília, foi realizado o 5º Workshop Latino-americano de CubeSats e o 3º Simpósio Latino-americano de Pequenos Satélites. Os eventos são organizados pela Academia Internacional de Astronáutica (IAA), a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
-
Agência Espacial Brasileira testemunha o lançamento da Missão Artemis I no Kennedy Space Center (FL)
O lançamento da Missão Artemis I foi um sucesso. Na madrugada do dia 16 de novembro de 2022, o foguete Space Launch System (SLS) saiu da plataforma 39B do Kennedy Space Center, na Flórida, às 3h47 da manhã, no horário de Brasília. O objetivo é levar a espaçonave Orion no mais extenso voo elíptico já realizado em órbita lunar.
O satélite SPORT (Scintillation Prediction Observations Research Task) é fruto de uma parceria entre a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Agência Espacial Norte-americana (NASA), assinada em 18 de março de 2019, em Washington. O lançamento aconteceu no dia 26 de novembro, às 14h20, horário de Brasília. O SPORT foi lançado da ISS para a sua órbita no dia 29 de dezembro às 10:55.
A região do Tocantins, no Brasil, é escolhida para a instalação de uma nova base de lançamento de balões estratosféricos. O acordo foi ratificado entre o CNES e a Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI) em 19 de agosto de 2022, durante nossa campanha de lançamento de balões atualmente em Timmins, Ontário, Canadá.
O lançamento, faz parte da Operação Astrolábio, uma parceria entre o Departamento Brasileiro de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e a empresa sul-coreana INNOSPACE, com apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB). Estava com a janela de lançamento prevista dos dias 14 a 21 de dezembro de 2022, no entanto, foi adiado.
No dia 23 de dezembro de 2022, a Agência Espacial Brasileira (AEB) disponibiliza a 3ª edição do Catálogo das Empresas Espaciais Brasileiras, anteriormente intitulado Catálogo da Indústria Espacial Brasileira.
Dando continuidade ao Programa de Microgravidade, criado em 1998, a Agência Espacial Brasileira (AEB) publica o sexto Anúncio de Oportunidade (6º AO) para interessados em desenvolver experimentos científicos e tecnológicos, nacionais, em ambiente de microgravidade.
Visando disseminar o conhecimento sobre pequenos satélites, a Agência Espacial Brasileira (AEB), em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), promove um curso sobre pequenos satélites.
O presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Moura, reuniu-se com representantes da Administração Federal de Aviação, Federal Aviation Administration (FAA), em inglês, para tratar de futuras iniciativas relacionadas à segurança de operações comerciais de transporte espacial. O encontro ocorreu de forma presencial, na sede da FAA, em Washington, DC.
A Agência Espacial Brasileira (AEB) desenvolveu, em parceria com o Centro de Estudos Avançados de Governo e Administração Pública da Universidade de Brasília (CEAG/UnB), seu Planejamento Estratégico para o período de 2023 a 2026 .
No início de dezembro deste ano, a Agência Espacial Brasileira (AEB) submeteu à consulta pública proposta de Portaria que institui o Regulamento sobre Procedimentos Básicos Relativos à Identificação de Objetos Espaciais com Queda em Território Nacional.
A Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EP-USP) assinaram um protocolo de intenções mútuas.
A Agência Espacial Brasileira (AEB), por meio da Portaria n. º 1.019, de 23 de dezembro de 2022, publicou a terceira parte do Regulamento Espacial Brasileiro (REB), que institui os Requisitos de Seguro para Lançamento Espacial.
Estabelecido através da Portaria n° 857, de 25 de maio de 2022, o ProSAME é o Procedimento para Seleção e Adoção de Missões Espaciais definido no Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE) vigente para o período de 2022 a 2031. O ProSAME constitui-se de quatro carteiras distintas, que evoluem com a maturidade e a admissibilidade das missões propostas: Carteira de Admissão, Carteira de Qualificação, Carteira de Habilitação e Carteira de Execução.
A Agência Espacial Brasileira (AEB) continuará trabalhando para que 2023 seja mais um ano produtivo para o setor espacial brasileiro.
Aqui tem Espaço!
Sobre a AEB
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.