Notícias
História: Giovanni Domenico Cassini
História •
O Astrônomo Giovanni Domenico Cassini é conhecido como um dos mais importantes pesquisadores dos séculos XVII e XVIII. Nascido em 8 de junho de 1625, em Perinaldo, na República de Genoa (hoje Itália), estudou com cientistas jesuítas e, depois, veio a trabalhar para a universidade e o governo de Bolonha. Primeiramente, dedicou-se à observação do Sol, mas à medida em que conseguiu acesso a telescópios mais potentes, começou a estudar os planetas do Sistema Solar. Em 1666, ele conseguiu calcular a duração da rotação de Marte como sendo de 24 horas e 40 minutos (hoje sabemos que é de 24horas 37minutos e 22,6 segundos). ⏳
📚As suas descobertas mais famosas aconteceram quando fazia parte do Observatório de Paris, o qual fundou, com o investimento de Louis XIV, da França. Durante sua estada na França, Cassini descobriu algumas Luas de Saturno, sendo elas: Jápeto, em 1671; Reia, em 1672; Tétis e Dione, em 1684. Ele também descobriu o que hoje chamamos de “A Divisão de Cassini”, que consiste em um espaço que divide os Anéis de Saturno em duas partes. Ele também propôs que os anéis eram formados por rochas muito pequenas para serem observadas individualmente. Atualmente, essa teoria foi substanciada e sabemos, com certeza, que os Anéis de Saturno são realmente formados por rochas espaciais e outros fragmentos.
🪐As descobertas de Cassini foram tão memoráveis que, em 1997, a Missão Cassini-Huygen foi lançada ao espaço com rota para Saturno, um esforço conjunto da NASA, ESA e Agência Espacial Italiana (ASI). A Missão Cassini-Huygen teve como objetivo esclarecer muitos dos mistérios do planeta decorrentes de observações anteriores.
#Saturno #aneisdesaturno #cassini #AEB #MCTI