Notícias
Sessão Solene celebra os 30 anos da Agência Espacial Brasileira
Sessão Solene na Câmara dos Deputados celebra os 30 anos da AEB
Nesta terça-feira (23), o plenário da Câmara dos Deputados foi palco da Sessão Solene em homenagem aos 30 anos da Agência Espacial Brasileira (AEB). O evento, solicitado pela Deputada Luisa Canziani (PSD/PR), reuniu autoridades, representantes do setor espacial e entusiastas da ciência e tecnologia.
Após a abertura da sessão, foi executado o Hino Nacional, seguido pela exibição de um vídeo institucional que retratou os marcos e realizações da AEB ao longo das últimas três décadas.
Sob a presidência da requerente, a mesa foi composta pela Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos e pelo Presidente em exercício da AEB, Rodrigo Leonardi, além de Vanessa Murta, Diretora de Planejamento, Orçamento e Administração da AEB, Ricardo Galvão, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPQ e do Secretário Executivo de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Distrito Federal, Alexandre Villain.
Em nome da Câmara dos Deputados, a presidente da sessão solene, Deputada Luísa Canziani (PSD/PR), fez a leitura do discurso do presidente da Casa referente à importância e relevância da sessão em homenagem à AEB. Em seguida destacou a significativa contribuição da agência para o desenvolvimento científico e tecnológico do país.
A Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, destacou a relevância da AEB para o país. “A tecnologia espacial desempenha um papel crucial no desenvolvimento da sociedade, desde aplicativos de transporte até previsões meteorológicas e monitoramento das nossas florestas. Um dos sucessos notáveis foi a redução do desmatamento da floresta amazônica graças à tecnologia e às constelações de satélites", disse.
O presidente em exercício da AEB, Rodrigo Leonardi, expressou sua gratidão pela iniciativa: “A AEB sente-se honrada pelo reconhecimento da Câmara dos Deputados ao esforço desta agência, que desde a sua criação, em 1994, trabalha para viabilizar os esforços do estado brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade por meio do emprego soberano do setor espacial".
Vanessa Murta, primeira mulher a assumir uma diretoria na AEB, ressaltou a importância do reconhecimento do trabalho da Agência: "Suas conquistas são inúmeras e suas contribuições para a sociedade brasileira são inestimáveis. No entanto, hoje marcamos também um novo capítulo em nossa história, um capítulo que celebra a diversidade, a inclusão e o progresso".
Além dos membros da mesa, o ex-presidente da AEB, Raimundo Mussi, representou os fundadores da autarquia com um discurso que relembrou as dificuldades nos primeiros anos de existência da instituição.
A presidente da sessão fez as considerações finais e destacou a importância da continuidade dos investimentos e do apoio governamental para o fortalecimento das atividades espaciais no país. Com isso, a Sessão Solene foi encerrada, deixando um registro marcante e valorizando o legado da Agência Espacial Brasileira em suas três décadas de história.
Sobre a AEB
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.