Notícias
Evento em versão on-line é uma oportunidade para conhecer as pesquisas desenvolvidas no Museu de Astronomia e avaliar os resultados dos trabalhos de iniciação científica dos graduandos
XXV Jornada de Iniciação Científica
Para divulgar e avaliar os resultados dos trabalhos de iniciação científica dos graduandos a partir de pesquisas vinculadas às diversas áreas de conhecimento do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), a Coordenação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) realiza nesta quinta-feira (13) a XXV Jornada de Iniciação Científica .
Com as mudanças provocadas pela pandemia do coronavírus, a edição do ano de 2020 se adapta para ser inteiramente on-line, com os bolsistas apresentando seus projetos previamente gravados e interagindo com o comitê avaliador externo, formado pelos professores Antonio Augusto Videira (UERJ), Martha Marandino (USP) e Rafael Zamorano (MHN). O encontro promoverá ainda uma homenagem à professora Guaracira Gouvea (1947 - 2020), em sua mesa de abertura que acontece às 10h. Os interessados em acompanhar as apresentações podem participar clicando na Sala Virtual .
Clique para ver o Caderno de Resumos da Jornada
Programação:
-
10h – Abertura:
- Simone Rodrigues Elias (MAST), Marta de Almeida (Coordenadora do PIBIC), Antonio Augusto Passos Videira (UERJ), Martha Marandino (USP) e Rafael Zamorano (MHN). -
10h15 - 25 anos PIBIC/MAST
- Andrea Costa MN e UNIRIO, e Fernanda Barbosa Reis PCI MAST. -
10h30 - Educação e Ciência no Brasil: uma homenagem à profª. Guaracira Gouvêa .
- Carmem Irene C. de Oliveira – UNIRIO.
- Apresentação de Vídeo da Coordenação de Educação em Ciências. -
11h – Sessão de debates 1
- Andressa de Sousa Braz - A circulação e recepção da carta ao milionésimo 1922.
- Matheus Freire Silva Torres - Produção e circulação da carta ao milionésimo 1922.
- Yuri Costa Pinto Mariano - Documentação de acervo de objetos de C&T dos observatórios magnéticos de Vassouras e Tatuoca.
- Jackson Almeida de Farias - Estudo sobre editais de divulgação e popularização da ciência do CNPQ no período 2003-2015.
- Mateus Vieira Granja - A estrada de ferro D. Pedro II e as possibilidades de popularização de história da ciência.
- Nícollas Coêlho Brandão - A estrada de ferro D. Pedro II e as possibilidades de popularização de história da ciência. -
12h – Almoço
-
14h - Sessão de debates 2
- Larissa Valiate Leal de Almeida - Popularização da ciência e tecnologia a partir de instrumentos científicos de valor histórico do acervo do MAST.
- Taylan Sales Silva - Um olhar para o ensino de astronomia no Brasil: a divulgação da astronomia na colaboração museu-escola.
- Edmo Martins Melo - Dados para um estudo prosopográfico: narrativa sobre transformações vividas no conselho deliberativo do CNPQ em seus primeiros vinte anos.
- Tainah Gouvêa dos Santos - Recuperação, preservação e acesso à informação: o arquivo CNPQ e o Prosopon.
- Guilherme Villela Pereira- Observações astronômicas nas expedições demarcatórias de limites no século XVIII – a viagem dos instrumentos.
- Maria Eduarda Couto de Melo - As comissões de limites: viagens e circulação de saberes e demarcação territorial na Amazônia durante o século XVIII.
- Heitor Martins Guimarães - A fronteira na história da antropologia: acervo digital, céu Tikuna e sazonalidade.
- Lia Fernandes Peixinho - A história da antropologia Tikuna em coleções digitais. -
15 h – Intervalo
-
15h10 – Sessão de debates 3
- Iara Barbosa do Nascimento - Um diagnóstico sobre a participação feminina na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.
- Núbia de Sousa Rodrigues - As instituições científicas na Exposição Internacional de Higiene e seu impacto na imprensa.
- Marcela Valverde Carvalho - Clima, saúde e espaço urbano.
- Bruno Felipe Monteiro Arruda - A constituição da astrofísica no Brasil.
- Letícia Maria Rodrigues de Melo Oliveira – Mulheres e astrônomas.
- Jéssica Maria da Silva - Estudo de conservação preventiva de documentos científicos e históricos.
- Maria Elena Venero Ugarte - Estudos de conservação preventiva de documentos científicos e históricos - termos e conceitos em diagnóstico de conservação e indicação de propostas de tratamento.
- Victor Hugo de Paula Capilé de Souza- Estudo de estratégias em educação de ciências em museus de ciência e tecnologia. -
16 h - Encerramento
Esta edição celebra os 25 anos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica/CNPq no MAST. A Jornada é uma oportunidade de conhecer as pesquisas desenvolvidas nas diversas coordenações do MAST e avaliar os resultados dos trabalhos de iniciação dos graduandos. A iniciativa busca estimular a vocação científica, proporcionando aos estudantes com potencial talento científico a participação em projetos de pesquisa.
Fonte: MAST