Notícias
VERÃO COM CHUVAS IRREGULARES NO SUDESTE
A meteorologia indica que neste verão deve chover em torno da normal climatológica em grande parte das regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil, porém com grande irregularidade na distribuição espacial e temporal das chuvas. Já para o centro-norte da Região Norte a previsão é de chuvas na categoria acima da normal climatológica, enquanto na Região Sul deve ser abaixo da normal. O atual fenômeno La Niña persiste no primeiro trimestre de 2011.
Divulgada nesta sexta-feira (17/12), a previsão climática para o próximo trimestre elaborada pelos meteorologistas do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe), em parceria com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e centros estaduais, contou ainda com a participação de centros meteorológicos do Uruguai, Argentina e Paraguai.
As temperaturas continuam sendo previstas entre as categorias normal a acima da normal climatológica na maior parte do Brasil, com maior probabilidade de valores próximos à normal climatológica no norte da Região Norte e na Região Sul.
O início do período mais chuvoso sobre o Centro-Oeste e Sudeste do Brasil foi marcado pela formação de regiões de convergência de umidade que favoreceram a ocorrência de precipitações intensas, em alguns casos acompanhadas por raios e queda de granizo, especialmente no interior de São Paulo e Minas Gerais. Destacaram-se os acumulados de chuva em Minas Gerais, no Espírito Santo e no Rio de Janeiro. A cidade de Viçosa (MG) acumulou 400,7 mm de chuva, quase o dobro do valor esperado para o mês (208,6 mm). Em Vitória (ES), as chuvas registradas nos dias 2, 7 e 19 de novembro totalizaram 183,9 mm, valor que também excedeu a média esperada para todo aquele mês (164,7 mm).
Ainda na primeira quinzena de novembro, a incursão de uma massa de ar frio declinou as temperaturas máximas e mínimas na Região Sul. Em Caxias do Sul, no nordeste do Rio Grande do Sul, a máxima declinou 15ºC, passando de 30,2ºC para 15,2ºC, entre os dias 8 e 10 de novembro.
Informações adicionais sobre as condições oceânicas e atmosféricas globais e a situação da chuva em todo o Brasil podem ser encontradas em http://infoclima1.cptec.inpe.br
A definição dos termos meteorológicos e dos sistemas sinóticos mencionados no texto estão em http://http://www..cptec.inpe.br/glossario