Notícias
Universidade Federal do Tocantins promove Workshop sobre lançamento de balões estratosféricos
Nos dias 29 e 30 de abril, a Universidade Federal do Tocantins (UFT), realizou workshop sobre o tema “Lançamentos de Balões Estratosféricos”, em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). O encontro entre professores e pesquisadores teve como objetivo iniciar os trabalhos de preparação para os lançamentos de balões estratosféricos que começarão a ocorrer em 2026, no Brasil, em parceria com a Agência Espacial Francesa (CNES).
“Esta é uma oportunidade única para a Universidade Federal do Tocantins conhecer o potencial das pesquisas relacionadas ao tema e trazer um Centro de Lançamento de Balões para o estado do Tocantins”, revela o Vice-Reitor da UFT, Marcelo Leineker.
Após a abertura, feita por Marcelo Leineker, os participantes experienciaram o nivelamento do conhecimento sobre o assunto. Foram ministradas palestras de pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e da Agência Espacial da França (CNES), sobre as possibilidades de estudos com experimentos embarcados.
“A realização deste workshop foi muito importante para a inserção da comunidade docente da UFT na iniciativa decorrente da cooperação internacional entre a Agência Espacial Brasileira e a Agência Espacial da França. Em breve teremos cada vez mais atividades e interações entre a comunidade da UFT, a AEB e os pesquisadores, gerando oportunidades e benefícios para todos”, conta o Coordenador de Segmento de Solo da AEB, Carlos Eduardo Quintanilha.
O histórico das atividades com Balão que o País já realizou, especialmente pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, também foi apresentado, pelos pesquisadores do INPE Antonio Cassiano e Marcos Adami. Eles demonstraram produtos e projetos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais voltados para a preservação ambiental e para o aumento da produtividade, por meio das atividades espaciais.
O Diretor de Gestão de Portfólio, Rodrigo Leonardi, participou do encontro remotamente e ressaltou a oportunidade que é ter esta atividade acontecendo na região do Tocantins. Ele confirmou o interesse em ter a Universidade Federal do Tocantins como um polo de excelência nestas atividades, especialmente por meio da atuação em rede.
“A participação da UFT liderando esse projeto é fundamental para obtermos sucesso nesta parceria com a agência espacial francesa e para o desenvolvimento de atividades espaciais no estado do Tocantins”, explicou Rodrigo Leonardi.
Sobre a AEB
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.