Notícias
Tecnologias Espaciais para o agronegócio
Tecnologias Espaciais para o agronegócio
A Agência Espacial Brasileira (AEB), representada pelo diretor de Gestão de Portfólio, Paulo Barros, teve uma série de reuniões em Cuiabá (MT). O objetivo da visita foi um Acordo de Cooperação Tecnológica entre a AEB e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com o envolvimento da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado e Indústrias da região, para desenvolvimento de aplicações relativas ao uso de infraestrutura espacial para uso no agronegócio, considerando que o estado é o maior produtor de grão no Brasil, com mais de 67 milhões de toneladas.
Paulo Barros se encontrou com representantes da reitoria da UFMT, com o superintendente, Mauro Santos, e com o Assessor de Relações Institucionais, José Carlos Dorte, e com o Gerente de Desenvolvimento Industrial, Lucas Barros, da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (FIEMT), com representante do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Glauber Miranda, e com o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Nilton Borgato.
O objetivo foi trabalhar a integração desses vários setores e incentivar a exploração espacial em benefício do agronegócio.
“O protagonismo da AEB em propor um modelo capaz de unir os interesses do setor produtivo, neste caso, do agronegócio, com a competência das instituições de ensino e pesquisa, em consonância com a ambição do Estado em fazer de Mato Grosso um produtor de tecnologia. O Governo do Estado tem oportunizado um ecossistema propício para o desenvolvimento de startups e inovações inteligentes, que poderão ser fortalecidas e aprimoradas a partir da parceria proposta pela AEB”, definiu o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso (SECITECI), Nilton Borgato.
Sobre a AEB
A Agência Espacial Brasileira, órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.
Coordenação de Comunicação Social - CCS