Notícias
SPACEX LANÇA OBSERVATÓRIO PARA ESTUDAR O CLIMA ESPACIAL
Foto: Divulgação/SpaceX – O lançamento do Falcom 9 no final da tarde de quarta-feira (11) na Flórida.
Brasília, 12 de fevereiro de 2015 – O Observatório Climático Espaço Profundo (DSCOVR, na sigla em inglês) foi lançado ao espaço no final da tarde de ontem (11) pelo foguete Falcon 9 da empresa norte-americana Space X a partir do Centro de Lançamento de Cabo Canaveral, na Flórida.
O laboratório climático DSCOVR é o resultado de uma parceria entre a NOAA, a Nasa e a Força Aérea dos Estados Unidos e será usado para observar e fornecer alertas antecipados de emissões extremas do Sol, que pode afetar redes elétricas, sistemas de comunicações e satélites próximos à Terra.
O DSCOVR será posicionado a cerca de um milhão e 500 mil quilômetros da Terra, quatro vezes mais distante do que a Lua. Essa órbita final será alcançada após 110 dias após o lançamento.
Embora as condições meteorológicas fossem bastante desfavoráveis durante o lançamento, os dados de telemetria recebidos no lançamento mostraram que o segundo estágio do foguete lançador caiu no Oceano Atlântico a 10 metros do ponto planejado para ser recuperado.
Fonte: Space X