Notícias
SERVIDOR DA AEB MINISTRA PALESTRA NO EVENTO EXPOIDEA
“O Brasil e o espaço” foi tema de palestra ministrada, no sábado (27), pelo servidor da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Eduardo Quintanilha, na Expoidea, em Recife (PE). Durante a palestra, Eduardo abordou tópicos como a História do espaço e do Programa Espacial Brasileiro, satélites e foguetes.
Eduardo começou a palestra explicando que o Brasil só foi descoberto porque os portugueses seguiram as constelações para chegarem à América do Sul. “Desde o início estamos ligados ao espaço”, afirmou o palestrante. “Em 1957, a Rússia enviou o primeiro ser vivo ao espaço, a cadela Laika. Foram os Estados Unidos que enviaram o primeiro homem, Neil Armstrong, à Lua, em 1969”, contou Eduardo. Segundo ele, na década de 1960 foram criados os primeiros satélites com cargas úteis para a comunicação e a meteorologia e a popularização dos satélites se deu nos anos 1990. “Atualmente, estamos na fase de microminiaturalização de satélites”, completou o palestrante. “Eu vim à palestra porque o tema me interessa. Valeu a pena”, afirmou Frederico Alburquerque, professor de Química.
O segundo tópico da palestra foi o Programa Espacial Brasileiro. “A principal característica de nosso programa espacial é que ele é civil e voltado para a sociedade”, disse Eduardo. Ele explicou que o país tem dois centros de lançamento – um em Alcântara (MA) e um em Natal (RN)-, e desenvolve foguetes e satélites. “Uma das utilidades dos satélites é o sensoriamento remoto que, entre outras coisas, ajuda na política de mitigação dos desastres ambientais”, explicou Eduardo.
A plateia da palestra foi composta principalmente por professores e alunos de Pernambuco. “Gostei muito da palestra. A parte mais interessante, para mim, foi a explicação de como o Programa Espacial Brasileiro está se desenvolvendo”, disse a professora de Geografia Lidiane Montenegro. “A palestra foi abrangente e explicativa”, completou Vera Lúcia Arcanjo, também professora.