Notícias
SÃO SEBASTIÃO (SP) RECEBE PLANETÁRIO ITINERANTE ATÉ SÁBADO (15)
Brasília, 12 de agosto de 2015 – Com a proposta de disseminar o conhecimento sobre o Universo de forma gratuita, a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) leva o Planetário Itinerante para escolas de São Sebastião (SP), de hoje (12) até sábado (15). O evento inclui palestras e oficinas para alunos e professores.
A equipe responsável pela iniciativa já passou por outras cidades, levando as ciências espaciais a escolas, a asilos e até a presídios. O equipamento, que cabe numa mala, é composto de uma cúpula inflável, de 5 metros de diâmetro, pesando 34 quilos. As sessões duram 30 minutos em média.
As apresentações serão feitas pelos alunos de física Leandro Faria, Bruna Senra, João Bittencourt, Thiago Espirito Santo e Mateus Nunes. Eles são colaboradores da OBA e estagiários da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).
A exibição interativa mostra, a partir de imagens projetadas na cúpula, planetas distantes, galáxias, nebulosas, entre outras curiosidades. Por meio do Planetário, é possível ver as constelações sem se preocupar com a atmosfera ou com a poluição luminosa das grandes cidades. “Isso ocorre porque o programa simula, no teto da cúpula, o céu real”, explica o astrônomo João Canalle, coordenador nacional da OBA.
Capacitação – Segundo Canalle, é um modo de ensinar, de uma forma lúdica, sobre as principais constelações vistas no Brasil e entender o posicionamento de cada uma delas no céu. “Podemos propiciar, de maneira divertida, uma melhor capacitação aos educadores interessados e aos alunos”.
“O objetivo da OBA é contribuir de maneira significativa na disseminação do conhecimento científico”, acrescenta ele. “O Planetário Itinerante é uma grande ferramenta para alcançarmos o nosso objetivo”, ressalta Canalle.
O Planetário foi adquirido em 2014. A compra foi muito comemorada, pois, até então, a organização só podia ensinar a disciplina com apresentações simples em Power Point ou observações do céu real, nem sempre disponível, por causa das nuvens. Agora, o equipamento é utilizado em apresentações gratuitas em escolas e nos Encontros Regionais de Ensino de Astronomia (Erea).
O próximo Erea se realiza de quarta-feira (19) a sábado (22) em São José dos Campos (SP), com a participação de integrantes do Programa AEB Escola da Agência Espacial Brasileira (AEB).
Fonte: OBA