Notícias
ROBÔ PHILAE TRANSMITE MAIS UMA BATERIA DE DADOS PARA TERRA
Brasília, 22 de junho de 2015 – O robô Philae, que foi transportado ao espaço pela sonda Rosetta, voltou a transmitir na sexta-feira (19) dados de posição a partir do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, em que estava hibernando, informou o Centro Alemão Aeroespacial (DLR, na sigla em alemão).
O módulo enviou dados de posição das 10h20 às 10h39 (horário de Brasília), pela terceira vez desde que deu de novo mostras de atividade, a semana passada, segundo explicou em comunicado o subdiretor das operações do DLR, Michael Maibaum.
A temperatura de funcionamento está agora em zero grau Celsius, por isso que aparentemente as baterias do robô estariam dispostas a armazenar energia, acrescenta o egneheiro.
O robô deu as primeiras mostras de ter se reativado nos dias 13 e 14, sete meses após ter pousado no cometa e de ter deixado de transmitir dados para a Terra. Nos 19 minutos que durou o envio de dados na sexta-feira o Philae foi capaz de transmitir dados armazenados por toda a semana, por isso que a equipe de engenheiros do DLR parte do princípio de que o robô aumentou sua capacidade de captar energia.
As conexões sofreram várias interrupções, mas os engenheiros classificaram o contato de “estável” e confirmaram que o Philae “está bem”.
Após sete meses hibernando, o robô captou e enviou de novo dados nestas três ocasiões citadas, por isso que supostamente superou com sucesso esse período de inatividade.
Maibaum advertiu, no entanto, que é preciso esperar ainda antes que ele esteja possibilitado de enviar dados cientificamente relevantes, além da posição de onde esteve transmitindo nestes dias.
O robô entrou em estado de hibernação em 15 de novembro último, já que após 57 horas de atividade suas baterias ficaram sem energia.
A Rosetta, que orbita em torno ao cometa, chegou até essa posição após viajar por dez anos para mais de 510 milhões de quilômetros da Terra.
Fonte: Terra