Notícias
Retrospectiva 2023
Retrospectiva 2023
À medida que o ano de 2023 chega ao fim, esta é a oportunidade para relembrarmos alguns dos acontecimentos que entraram para a história do Programa Espacial Brasileiro (PEB).
Com resiliência, dedicação e grande esforço, superamos desafios e alcançamos resultados inéditos no setor espacial, cujo impacto será duradouro ao longo dos próximos anos. Selecionamos alguns desses marcos significativos para compartilhar:
A iniciativa capacitou professores da educação básica para o ensino de boas práticas ambientais, por meio da pesquisa científica nos protocolos do Programa GLOBE e da educação STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).
A partir de 2014, quando o NanosatC-BR 1, primeiro nanossatélite brasileiro, foi lançado ao espaço, o Brasil passou a ter visibilidade na fabricação desse tipo de equipamento.
Em vista do desenvolvimento educacional e do estímulo à igualdade de gênero no setor espacial, a AEB, por meio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em parceria com a FUNPEC e a UFRN, desenvolveu o “Projeto Meninas no Espaço”, uma ação que busca, principalmente, capacitar estudantes meninas e mulheres no setor espacial.
A iniciativa teve como objetivo disseminar o conhecimento sobre a área espacial, como exploração espacial, astronáutica, tecnologias e aplicações espaciais e Astronomia, por meio de oficinas práticas e experimentais, em dez escolas públicas, na cidade de São José dos Campos, São Paulo.
No dia 19 de março, o foguete sul-coreano HANBIT-TLV foi lançado a partir do Espaçoporto de Alcântara, localizado no Maranhão. A Operação Astrolábio realiza, simultaneamente, o ensaio em voo do motor sul-coreano, a propulsão híbrida e os ensaios do Sistema de Navegação Inercial Brasileiro (SISNAV).
Especialistas em engenharia espacial revisaram e aprovaram o projeto Constelação Catarina, conjunto de nanossatélites de coleta de dados que será integrado com sistemas já existentes, como o Sistema Brasileiro de Coleta de Dados (SBCD) e o Sistema Integrado de Dados Ambientais (SINDA). O objetivo é auxiliar setores como a agropecuária e a defesa civil.
Pesquisadores brasileiros descobriram um anel improvável em volta do asteroide Quaoar, pequeno corpo localizado além da órbita de Plutão. Liderada pelo professor Bruno Morgado, do Observatório do Valongo, unidade acadêmica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a descoberta foi publicada em fevereiro na Nature, uma renomada revista científica britânica.
Os experimentos aprovados no 6º Anúncio de Oportunidade (6º AO) serão lançados ao espaço a partir do veículo de sondagem VSB-30, em 2026.
No dia 22 de abril, foi assinado o Memorando de Entendimento para Cooperação de Uso Pacífico do Espaço, de Ciência, Tecnologias e Aplicações Espaciais. O documento prevê o aproveitamento de potenciais e sinergias entre os dois países no atendimento de desafios comuns, como os que concernem ao Atlântico.
O Encontro, em colaboração com a AEB, foi uma oportunidade para discutir os avanços e desafios da exploração espacial, além de fomentar a cooperação e parcerias entre os países membros da organização. O evento reúne líderes e representantes das agências espaciais de diversos países e promete ser um importante marco no cenário espacial internacional.
A realização desse evento foi um importante passo para a consolidação do Programa de Apoio às Atividades de Normalização e à Qualidade na Área Espacial (QUALIESPAÇO), uma das iniciativas estruturantes do Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE) . O QUALIESPAÇO visa a atuar na elaboração de normas técnicas e na promoção da qualidade, da segurança e da confiabilidade dos produtos espaciais brasileiros.
Durante a capacitação, os alunos recebem formação de empreendedorismo e tecnologia para terem conhecimento no desenvolvimento de startups, a fim de oferecer produtos e/ou serviços espaciais.
O Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) surgiu de uma iniciativa da Agência Espacial Brasileira (AEB), junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
O Programa “+ Mujer + Ciencia + Equidad”, iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação da Colômbia, promovido pela Organização dos Estados Ibero-americanos, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-DF) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), é fruto de cooperação bilateral entre a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Agência Espacial da Colômbia (AEC), na área educacional.
Durante o Workshop, foram abordados os desafios e as barreiras que inibem a participação plena dos diversos signatários na exploração pacífica do espaço, no arcabouço dos Acordos Artemis, juntamente com ações que possam ser adotadas pelos recém-chegados ao espaço para mitigar essas barreiras.
Ocorrido em São José dos Campos (SP), a 35ª edição do Space Studies Program 2023 (SSP23) é um dos maiores eventos de estudos espaciais do mundo. Com duração de nove semanas, o programa é reconhecido por oferecer um dos mais importantes e completos programas de treinamento do setor.
Durante a visita oficial, a ministra assinou instrumentos internacionais que avançam na cooperação científica, tecnológica e de inovação com a China. Entre eles, está o protocolo para o desenvolvimento conjunto do Satélite Brasileiro de Recursos Terrestres (CBERS-6).
O evento marcou o início de uma nova fase na Agência, com a posse do líder que estará à frente das atividades espaciais do Brasil nos próximos anos. Chamon é um renomado especialista em engenharia e tecnologia espacial, com vasta experiência na área. Sua nomeação foi recebida com entusiasmo pela comunidade científica e pelo setor espacial do país, que depositam grandes expectativas em sua gestão.
Foi realizada, nas Agrovilas do Cajueiro e Peru, a abertura oficial dos cursos de capacitação para 60 discentes da comunidade alcantarense. A capacitação é oferecida pela Agência Espacial Brasileira (AEB), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Maranhão (SENAI/MA) e a Prefeitura Municipal de Alcântara.
Há duas décadas, em um momento que ficou marcado na história do Programa Espacial Brasileiro, ocorria o maior acidente no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão. No dia 22 de agosto de 2003, o trágico episódio que envolveu um foguete VLS (Veículo Lançador de Satélites) abalou a nossa nação e deixou uma profunda marca em nossa jornada espacial.
Na ocasião, a AEB e a CONAE puderam avaliar o status dos trabalhos acordados durante a terceira reunião da Comissão Mista Brasil-Argentina para a Cooperação em Ciência, Tecnologia e Inovação e sinalizar a continuidade da colaboração internacional com a Argentina no projeto SABIA-Mar.
A presença institucional da Agência Espacial Brasileira (AEB) no estado do Maranhão ganhou força com a inauguração do escritório da Unidade Regional da autarquia, em Alcântara (MA). Esse evento é parte de uma série de esforços liderados pelo presidente da AEB, Marco Chamon, para fortalecer os laços da agência com a comunidade local e o poder público da região.
Agência Espacial Brasileira (AEB) assinou um Memorando de Entendimento com a Agência Espacial da República do Azerbaijão (Azercosmos). O objetivo é desenvolver atividades colaborativas de capacitação e avaliar áreas de interesse mútuo nos usos pacíficos das ciências, tecnologias e aplicações espaciais.
O objetivo foi avaliar o status do design do projeto para, na sequência, dar início às atividades de Montagem, Integração e Teste (AIT) do Modelo de Voo (FM).
O Eclipse Solar Anular pôde ser visto na sua mais bela magnitude no céu brasileiro. A Agência Espacial Brasileira (AEB), em parceria com o Departamento de Geofísica (DGEF) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e outras instituições, promoveu a observação guiada do fenômeno no Centro Cultural Trampolim da Vitória (CCTV), localizado no antigo Aeroporto Augusto Severo - Base Aérea de Natal (BANT).
O Acordo de Cooperação Técnica trata-se de parceria entre a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Universidade da Força Aérea (UNIFA) para o desenvolvimento conjunto de programas ou atividades de natureza acadêmica.
O documento visa a uma cooperação entre o Brasil e a Suécia para fins pacíficos em diferentes campos da ciência e da tecnologia espacial e aplicações relacionadas.
O documento busca promover a pesquisa e o desenvolvimento de missões científicas e tecnológicas na área espacial e suas aplicações, em benefício da sociedade brasileira.
O seminário foi dividido em painéis que abordaram a história do Programa Espacial Brasileiro (PEB): conquistas e aprendizados; o Programa Espacial Brasileiro hoje; o ambiente internacional espacial; e o futuro da exploração espacial no Brasil.
O evento, realizado no MCTI, marcou a assinatura de cinco contratos de projetos de inovação, totalizando R$ 1 bilhão em investimentos provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).
O foco desse acordo é impulsionar as atividades de pesquisa, desenvolvimento e formação de recursos humanos na área de Geodésia Espacial, com ênfase em Interferometria de Linha de Base Muito Longa (VLBI), cujas atividades são centradas no Rádio Observatório Espacial do Nordeste (ROEN), em Eusébio (CE).
Sobre a AEB
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.