Notícias
Projeto Dia Espacial Docente leva inovação e capacitação para professores no Rio Grande do Norte
Projeto Dia Espacial Docente
No dia 21 de fevereiro, o Centro Vocacional Tecnológico Espacial (CVT-E) Augusto Severo, localizado no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, em Parnamirim (RN), foi palco da cerimônia de abertura do Projeto Dia Espacial Docente. A iniciativa pioneira tem como objetivo capacitar e inspirar professores do ensino médio e técnico integrado da rede pública do Rio Grande do Norte na área aeroespacial, além de ampliar o conhecimento sobre astronáutica nas escolas estaduais e federais.
O projeto, que abrange os municípios de Parnamirim, Natal, São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim, Goianinha, Canguaretama, Macau e Currais Novos, utiliza práticas pedagógicas inovadoras para promover o ensino das ciências espaciais. Durante a cerimônia, foram entregues kits de material didático a 20 professores selecionados, sendo 10 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e 10 da Rede Estadual de Educação.
A coordenadora de Desenvolvimento de Competências e Tecnologia da AEB, Aline Veloso, representou o presidente da instituição e deu as boas-vindas aos participantes. O evento também contou com a presença de Paulo Vitor, diretor-geral do IFRN Campus Parnamirim, Adriana Corrêa, coordenadora da Unidade Regional da AEB em Natal, e José Soares Batista, coordenador do projeto, que apresentou suas principais etapas.
Além da entrega dos kits educacionais espaciais, os professores participantes serão responsáveis por multiplicar os conhecimentos adquiridos com aproximadamente 200 alunos, que serão beneficiados indiretamente pela iniciativa.
O Projeto Dia Espacial Docente tem como foco o desenvolvimento de materiais didáticos e a realização de atividades práticas, o que reforça o ensino STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) nas escolas envolvidas. Entre os impactos esperados estão a capacitação dos docentes, o aumento da participação nas atividades do CVT-Espacial e a melhoria do ensino de ciências e tecnologia na região.
De acordo com a coordenadora da AEB, Aline Veloso, a iniciativa é de grande importância para as escolas públicas e para o Instituto Federal na capacitação de professores, que serão multiplicadores, em suas escolas, do conhecimento adquirido durante o curso. "Eles terão a oportunidade de montar e programar um cubesat com funcionalidades de coleta de dados ambientais. Esse nanossatélite, como modelo educacional, poderá ser implementado e aplicado nas escolas para aprimorar o conhecimento na área espacial."
O projeto, coordenado pela Unidade Regional da AEB em Natal, é fruto de uma parceria com o IFRN e outras instituições locais, e promete ser um marco na transformação da educação científica no Rio Grande do Norte, ao preparar professores e alunos para o futuro das ciências espaciais.
Sobre a AEB
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.
