Notícias
PROJETO DE NANOSSATÉLITE NACIONAL PASSA POR REVISÃO NO JAPÃO
Foto: Divulgação/ITA – Modelo de engenharia do AESP-14
Brasília, 7 de agosto de 2014 – Três engenheiros brasileiros participam hoje (7), no Japão da análise final do Relatório de Avaliação de Segurança (SAR, na sigla em inglês) do projeto do AESP-14, satélite de pequeno porte desenvolvido pelo Instituto Tecnológica de Aeronáutica (ITA) em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) com financiamento da Agência Espacial Brasileira (AEB).
O nanossatélite, que está no Brasil, será enviado em setembro próximo para os Estados Unidos, onde será integrado ao dispositivo de lançamento. A seguir, o AESP-14 será transportado para a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) de onde tem programação para ser colocado no espaço em outubro.
O lançamento é agenciado pela Japan Manned Space Systems Corporation (Jamss), empresa por meio da qual a agência espacial japonesa Jaxa comercializa o lançamento de satélites de pequeno porte utilizando o JEM Small Satellite Orbital Deployer – J-SSOD.
O cubesat AESP-14, cujo objetivo é acadêmico, tem hoje a participação de quatro alunos de graduação do curso de Engenharia Espacial, três alunos de mestrado, um aluno de doutorado, um pós-doutor, dois professores, dois rádio amadores e um coordenador.
Ele será o segundo satélite de pequeno porte nacional a ser colocado no espaço. O primeiro foi o NanosatC-Br1, lançado da Rússia em junho último e funcionando como planejado.
Coordenação de Comunicação Social (CCS-AEB)