Notícias
Projeto da AEB faz parte de apresentação da ministra Luciana Santos durante audiência pública na Câmara dos Deputados
Diretora substituta da AEB, Aline Veloso, ao lado da ministra Luciana Santos
A diretora substituta de Inteligência Estratégica e Novos Negócios da Agência Espacial Brasileira, Aline Veloso, prestigiou hoje (9) a audiência pública com a ministra de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, na Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara dos Deputados.
Durante a sua apresentação, a ministra destacou o projeto CBERS – que está incluído no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). “A constelação de satélites não foi transferência tecnológica, não foi compra tecnológica, foi desenvolvimento comum do CBERS - que é a melhor maneira de se procriar um conhecimento - e é a principal constelação que nós temos hoje no Brasil”, disse a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovações.
“Foi bom ver o reconhecimento da ministra Luciana na audiência pública, do Programa Espacial Brasileiro, tendo o programa CBERS citado como uma das ações estratégicas, incluído também no Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC, e também muito bom ver a sinergia do Ministério da Ciência e Tecnologia com as ações educacionais da Agência Espacial Brasileira”, destacou Aline Veloso.
Para a diretora substituta, o ministério apresentou diversos programas com foco ao ensino e à popularização da ciência, “o que casa com as ações que a gente tem atuado na CDT, a coordenação de desenvolvimento de competências e tecnologia, nesse intuito de levar a ciência espacial para as escolas e para a comunidade em geral, principalmente, para reforçar e alimentar a formação de recursos humanos para o setor espacial”.
A ministra Luciana Santos foi convidada para apresentar o planejamento das ações do ministério e as propostas de políticas públicas na área de CT&I para 2025, as realizações e resultados alcançados pela pasta em 2024, e para falar sobre a importância da contribuição do Congresso Nacional para o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI).
Sobre a AEB
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.
