Notícias
PROFESSORES CONHECEM O PROGRAMA GLOBE DA NASA
A Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTIC) recebeu na quarta-feira (14.09), os professores de escolas públicas e particulares do Distrito Federal interessados em conhecer o Programa Globe da Agência Espacial Norte Americana (Nasa). No encontro, o coordenador executivo do Globe no Brasil, Jean Batana, apresentou as diretrizes do programa e ressaltou a importância da participação de escolas brasileiras no maior programa de educação ambiental do mundo.
O Globe no Brasil faz parte de uma parceria entre a AEB e a Nasa, e pretende promover o ensino e a aprendizagem da ciência, por meio de pesquisas científicas entre professores e alunos. A primeira iniciativa do programa ocorreu no mês de junho de 2016, quando aconteceu a primeira edição do Workshop do Globe no país.
De acordo com Jean Batana o programa Globe é uma forma de conscientizar as pessoas sobre as mudanças climáticas que vêm ocorrendo nos últimos anos. “Se o homem é um dos responsáveis pelas mudanças do clima é natural que tenhamos atitudes que minimizem esses impactos. O Globe é uma plataforma mundial de dados que ajuda crianças, jovens e professores a estudar, compreender e compartilhar as informações a partir do meio ambiente local do pesquisador”, afirmou.
Aos professores também foram apresentados alguns dos métodos do programa, como coletar dados ambientais nas áreas de estudo da atmosfera, hidrologia, solos e fenologia e os materiais necessários para fazer as pesquisas científicas. O programa também ajuda compreender a complexidade dos ecossistemas e do meio ambiente do planeta.
Workshop – No primeiro Workshop do programa no Brasil os professores da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF) foram capacitados para trabalhar na coleta de dados atmosféricos e hidrológicos. No Parque Nacional de Brasília eles realizaram pesquisas de campo e analisaram diversos aspectos da água e da atmosfera.
“É importante que o professor participe do workshop para poder receber o certificado da Nasa. A certificação possibilita a participação em diversas atividades realizadas pelo programa, inclusive é uma das exigências necessárias para se tornar um treinador Globe”, explicou Jean.
Até o mês de novembro de 2016 a AEB pretende realizar a segunda edição do workshop do Globe em Brasília. Além das escolas da rede pública do DF, as escolas particulares da região estão convidadas para serem parceiras do programa.
Em 2017 a Agência pretende levar o Programa Globe para outros estados brasileiros. Está previsto que aconteçam outros workshops nos estados de São Paulo e Paraná.
Globe – O programa Globe foi criado em 1995 e hoje está presente em mais de 700 escolas distribuídas em 112 países. Até o ano de 2014 o programa teve a participação de mais de mil professores e cerca de 10 mil estudantes.
Coordenação de Comunicação Social – CCS
Foto: Valdivino Júnior – CCS /AEB