Notícias
Presidente da AEB participa da abertura da Escola de verão: Geodésia Espacial (VLBI)
Presidente da AEB na abertura
Nesta segunda (4), teve início a Escola de verão: Geodésia Espacial (VLBI), evento científico presencial e virtual, com aulas transmitidas pelo canal do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Fortaleza, no YouTube.
O curso é ofertado em parceria entre Agência Espacial Brasileira (AEB), a Agência Espacial Norte-americana (NASA), a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), o Instituto Federal do Ceará (IFCE), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
O Space Geodesy Project (SGP) da NASA, do qual o Brasil participa por meio do acordo AEB/NASA, fornece produtos essenciais para o conhecimento do planeta , sua forma e sua rotação, além disso, é fundamental para a determinação e correção precisa da órbita de satélites. A técnica utilizada é o Very Long Baseline Interferometry (VLBI), sendo a antena de Fortaleza parte de uma rede mundial de antenas similares. Os dados e produtos do SGP são utilizados em uma enorme gama de aplicações e serviços que incluem Observação da Terra, Posicionamento, Navegação e Medição do Tempo.
“Os produtos entregues pelo VLBI resultam em informações sobre o planeta e são disponibilizados para o mundo todo pelo International VLBI Services (IVS). Esses produtos não são utilizados apenas para pesquisas fundamentais, mas sobretudo em nosso dia-a-dia. Qualquer pessoa com celular e GPS necessita um monitoramento preciso da trajetória de satélites para prover geoposicionamento de qualidade e precisão”, afirma o presidente da AEB, Marco Antonio Chamon.
Além disso, o novo sistema VGOS (VLBI Global Observing System), incorporado na antena, poderá monitorar os níveis dos oceanos com precisão milimétrica, sendo uma ferramenta para estudos sobre o aquecimento global. Da mesma forma, poderá gerar dados de monitoramento hidrometeorológico de bacias.
👉Saiba mais sobre o assunto: Estão abertas as inscrições para a “Escola de Verão: Geodésia Espacial VLBI”
Sobre a AEB
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.