Notícias
POLÍCIA AMBIENTAL USA SATÉLITE PARA MONITORAR QUEIMADAS
Brasília, 27 de julho de 2015 – O prolongado período de estiagem com baixo índice de umidade no ar, situação típica do inverno no interior paulista, têm contribuído para o aumento dos focos de queimada. Para auxiliar no combate às queimadas na região de São José do Rio Preto a Polícia Militar Ambiental tem intensificou o uso de satélite para monitoramento da área.
Um das maiores preocupação são os extensos canaviais, cuja palha seca no período propaga as chamas com rapidez. Além da lavoura, o fogo, em muitas vezes, atinge áreas de vegetação natural acarretando prejuízo para a flora e fauna.
Para evitar que essa forma de estrago se alastre a Polícia Ambiental intensifica a fiscalização nessa época do ano. Desde 2010 os policiais têm auxílio de um sistema avançado de monitoramento por satélite.
Com as informações em mãos os policiais têm condições de localizar os focos de incêndio com mais rapidez. Os policiais também intensificaram a fiscalização em áreas que ficam perto das estradas. Só em junho último foram identificados 61 focos de incêndio. Em junho de 2014 foram 87.
Fonte: G1