Notícias
Passagem de comando do CLBI
Ocorreu ontem (6), no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), a passagem de comando do ex-diretor, Cel Av Bruno Cesar Janhsen, para o Cel Av Erivando Pereira Souza.
O evento, presidido pelo diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, contou com a presença de diversos representantes de entidades civis e militares, incluindo a Agência Espacial Brasileira.
O CLBI é entidade pioneira no Programa Espacial Brasileiro, efetuando lançamento e rastreio de engenhos espaciais, nacionais e estrangeiros, desde a década de 60. Mercê de sua experiência e elevado profissionalismo, é reconhecido internacionalmente pelo elevado padrão dos serviços prestados. Além disso, mantém histórica interação com a comunidade acadêmica potiguar, o que lhe permite atuação profícua em atividades de capacitação e de pesquisa científica e tecnológica relacionadas ao conhecimento e ao uso do espaço em prol de nossa sociedade.
A Agência Espacial agradece ao Cel Janhsen pela postura colaborativa, pela eficiência nos procedimentos e pelos resultados alcançados ao longo de seus dois anos de comando, num momento de difícil superação para todos, em particular, para a administração pública.
Ao Cel Erivando, os votos de sucesso continuado nessa histórica organização. A Agência Espacial reitera a importância do CLBI como elo essencial para o segmento de acesso ao espaço, em especial para as atividades de rastreio de engenhos do Centro Espacial de Alcântara. Ad astra per aspera!
Foto 1: tropa do CLBI desfila em continência a seu novo diretor, Cel Av Erivando.
Foto 2: ex-diretor Cel Av R1 Alcântara, professor Gilvan (UFRN), Marcos Aurélio (Coordenador Espacial do Nordeste / INPE) e professor George Marinho (UFRN) prestigiaram o evento.
Sobre a AEB
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.