Notícias
OLIMPÍADA DE ROBÓTICA TEM ETAPA EM SEIS ESTADOS ATÉ O FINAL DO MÊS
Foto: Divulgação/FEI – Robo pronto para competição.
Brasília, 17 de setembro de 2015 – Goiás e Rio de Janeiro organizam neste sábado (19) suas etapas estaduais da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), competição apoiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Até o fim do mês, o circuito chega ao Maranhão, na segunda-feira (21); ao Sergipe, no dia 25; a Rondônia, nos dias 26 e 27; e a Minas Gerais, no dia 27. Em outubro, Distrito Federal e Alagoas completam o ciclo. A final nacional está marcada para 29 de outubro a 1º de novembro, em Uberlândia (MG).
As etapas deste fim de semana ocorrem no centro de eventos da Universidade Federal de Goiás (UFG) e no ginásio de esportes da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Os torneios envolvem provas práticas disputadas por equipes de alunos dos ensinos fundamental, médio e técnico.
O desafio consiste em projetar e programar um robô capaz de executar atividades de resgate em situações que simulam catástrofes naturais. No percurso, o equipamento precisa superar obstáculos e identificar cores e sons no menor tempo possível. A competição busca incentivar o estudo científico e tecnológico entre jovens de escolas públicas e particulares. A intenção é propiciar e divulgar a modalidade em suas aplicações e tendências.
As etapas práticas estaduais são classificatórias e as equipes vencedoras de cada nível seguem para a disputa nacional, na cidade do Triângulo Mineiro. Grupos das 27 unidades da federação participam da final e, se aprovados, podem se qualificar para a RoboCup, competição estudantil internacional.
Criada em 2007, a OBR tem dois níveis, destinados ao público iniciante e a estudantes já familiarizados com a robótica educacional. A olimpíada não tem fins lucrativos e é gratuita para escolas públicas e privadas de todo o país.
Fonte: MCTI