Notícias
OBJETO DESCONHECIDO CAI NA TERRA EM NOVEMBRO
Ilustração: O objeto será totalmente destruído no atrito com a atmosfera.
Brasília, 29 de outubro de 2015 – Um objeto não catalogado nos centros de rastreio de satélites e lixo espacial está orbitando a Terra há alguns anos e deve entrar na atmosfera terrestre no próximo dia 13 de novembro. Segundo os especialistas, não se sabe exatamente do que se trata e nem como o objeto inicialmente denominado de WT1190F foi parar no espaço, mas, com certeza, foi construído pelo homem.
Inicialmente, pensou-se tratar de um tanque de combustível de foguetes utilizado em uma das missões lunar ou Apollo nas décadas de 1960 e 1970. Mas, de acordo com uma modelagem de dados feita pelo centro Catalina Sky Survey, da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, o objeto só está no espaço desde 2013.
O objeto tem cerca de dois metros de comprimento e foi visto pela primeira vez em 18 de fevereiro de 2013 por meio de imagens registradas pelo telescópio Monte Lemon, do Catalina. Na ocasião recebeu o nome de provisório de UDA34A3, mas devido ao pouco tempo de observação não foi possível calcular sua orbita.
Em 29 de novembro o Catalina detectou outro objeto desconhecido, mas novamente não foi possível calcular a orbita devido ao pouco tempo de observação. Desta vez o objeto recebeu a designação de UW8551D.
Finalmente, no último dia 3 de outubro o centro Catalina detectou um novo objeto, que após ter sua orbita calculada revelou se tratar dos mesmos corpos observados anteriormente. Assim, ele foi batizado oficialmente como WT1190F e para surpresa dos cientistas não se tratava de asteroide, mas de um artefato construído pelo Homem.
Reentrada – De acordo com os parâmetros orbitais, WT1190F circula a Terra a cada 22 dias e meio, com perigeu de 21 mil quilômetros e apogeu de 655 mil quilômetros. Isso indica que seu ponto orbital mais distante ultrapassa a distância entre a Terra e a Lua. Além disso, é provavelmente constituído de material muito leve, com densidade 10 vezes menor que a da água. Considerando esses dados os observadores calcula se tratar de um objeto oco.
De acordo com o Catalina, WT1190F deve se chocar contra a alta atmosfera da Terra no próximo dia 13 de novembro, as 04h19 no horário brasileiro de verão. Segundo os cálculos de reentrada, o objeto será consumido em chamas quando estiver cruzando o céu ao sul do Sri lanka.
Fonte: Site Apollo 11