Notícias
Nova ministra toma posse no MCTI
Ocorreu, nesta segunda (2), a cerimônia de Transmissão do Cargo de Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Durante seu discurso, o ex-ministro, Paulo Alvim, agradeceu às equipes e unidades vinculadas e destacou que o MCTI luta, permanentemente, para trazer soluções para a sociedade.
A nova ministra, Luciana Santos, é a primeira mulher a liderar o MCTI. Em sua posse, agradeceu e reconheceu a colaboração de Paulo Alvim para conduzir, de forma produtiva, a transição. Enalteceu o legado de diversos ex-ministros e assumiu o compromisso de lutar para que CT&I seja pilar de desenvolvimento nacional.
“Ao assumir esse ministério, abraço o compromisso de trabalhar incansavelmente para que a Ciência, Tecnologia e Inovação sejam pilares para o desenvolvimento nacional. A ciência tem o papel de contribuir para a independência tecnológica do país. Trabalharemos pelo desbloqueio integral dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e lançaremos nova estratégia nacional de C&T ”, disse a nova ministra, Luciana Santos.
Luciana Santos também comentou que o MCTI terá como foco problemas nacionais e tecnologias que alavanquem o desenvolvimento, incluindo tecnologias críticas, entre as quais as de defesa, nuclear e espacial.
Entre suas propostas, encontra-se a de impulsionar os sistemas de monitoramento por sensores orbitais, buscar a autonomia em acesso ao espaço com veículos e espaçoporto próprios e aumentar a sinergia entre a Agência Espacial Brasileira (AEB), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e Aeronáutica. Segundo a ministra, o Brasil está em um novo momento da CT&I nacional.
Sobre a AEB
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.