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Na Rússia, Brasileiros orientados pelo INPE vencem competição internacional de Engenharia de Sistemas Espaciais para Pequenos Satélites apoiada pelos BRICS
Entre os dias 3 e 10 de agosto de 2020, a WorldSkills e Godovikov Polytechnic College in Moscow em parceria com a Roscosmos (Agência Espacial Federal Russa) realizaram virtualmente o Future Skill Camp 2020, competição focada no treinamento de habilidades para jovens profissionais.
O Brasil foi representado na categoria de Engenharia de Sistemas Espaciais por Artur Slongo da Eng. Aeroespacial da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Lorenzzo Mantovani Mestrando em Engenharia Aeronáutica e Mecânica no ITA/DCTA, e Italo Rodrigues, Doutorando em Engenharia e Tecnologia Espaciais no INPE, sob orientação de Nelson Schuch do CRS/INPE, em Santa Maria.
Além do Brasil, o Evento teve participação de Equipes competidoras da China, Colômbia, Equador, Gana, Índia, Irlanda, Cazaquistão e Rússia.
Durante a competição, as Equipes atuaram em um contexto multidisciplinar, visto que a Engenharia de Sistemas une as diversas grandes áreas de qualquer projeto espacial. Assim, os times de Equipes deveriam cumprir desafios específicos diários, visando simular as diferentes etapas de um projeto real.
"A limitação de tempo foi um dos grandes desafios, tanto pelas atividades em si quanto pelo fato de alguns softwares disponibilizados estarem em Russo, aponta Artur Slongo.
A competição estava relacionada a um projeto específico de um pequeno satélite com uma missão de sensoriamento remoto. Dentro deste escopo, foram abordadas e avaliadas áreas como:
- Desenvolvimento do modelo 3D do satélite, considerando a posição correta dos equipamentos e a cablagem;
- Simulação numérica da propagação de órbita do satélite, considerando a geometria da órbita e massa dos equipamentos;
- Balanço de energia elétrica, considerando o consumo de cada equipamento e estimando a profundidade de descarga da bateria;
- Desenvolvimento de algoritmos descrevendo a operação do satélite em órbita, assim como o comportamento dos subsistemas;
- Implementação dos algoritmos em linguagem C;
- Correta operação de uma câmera (carga útil), que deveria ser ligada em coordenadas específicas do globo terrestre;
- Ajuste de parâmetros do sistema de controle do satélite, garantindo sua estabilidade em órbita;
- Estimativa do custo da missão espacial.
Ao final, os competidores da Equipe Brasileira alcançaram a maior pontuação entre todas as Equipes da categoria, vencendo assim a competição com 38 pontos de um total de 42.
Italo Rodrigues, ressalta: competições como estas são muito importantes para desenvolver e treinar as habilidades técnicas dos competidores. Em um mundo cada vez mais tecnológico, com sistemas altamente integrados e complexos, a Engenharia de Sistemas, cumpre o papel fundamental de criar soluções para atender às expectativas das partes interessadas em determinado projeto."
Italo também ressalta: "Ficamos muito felizes ao receber a notícia que tiramos a maior pontuação, pois demonstrou o comprometimento e competência do Artur Slongo e Lorenzzo Mantovani com as atividades. O conteúdo da competição foi muito grande e desgastante, mas eles conseguiram assimilar e cumprir todas as atividades com muito sucesso".
Lorenzzo avalia que: "Foi uma oportunidade muito legal para reforçar conhecimentos de uma maneira aplicada e descobrir novos softwares e metodologias. Mas, o mais interessante foi lidar com todos os desafios no pouco tempo disponível".
"As habilidades desenvolvidas durante a competição serão levadas para a vida toda, desde o comprometimento e trabalho em Equipe, até o planejamento necessário para que os complexos desafios fossem concluídos dentro do tempo estipulado", finaliza Artur.
Além desta modalidade, o Future Skill Camp promoveu competições voltadas para Aprendizado de Máquina e Ciência de Dados, Soldagem Robótica, Operação de Drones, Manufatura aditiva, entre outras.
Saiba mais sobre os Future Skills Camps:
https://translate.google.com.br/translate?sl=ru&tl=pt&u=https%3A%2F%2Ffscamp.worldskills.ru%2F
Fonte: INPE