Notícias
IV Reunião Deliberativa do ProSAME será realizada em junho
No próximo dia 12 de junho, o Presidente e os Diretores da Agência Espacial Brasileira (AEB) participarão da IV Reunião Deliberativa Ordinária do ProSAME.
Estabelecido através da Portaria n° 857, de 25 de maio de 2022, o ProSAME é o Procedimento para Seleção e Adoção de Missões Espaciais definido no Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE) vigente para o período de 2022 a 2031. A ideia geral do Procedimento é promover a qualificação progressiva de propostas (admissão, qualificação e habilitação) até que algumas possam ser adotadas como missão espacial.
Qualquer instituição pode encaminhar proposta de missão espacial para se submeter ao processo de admissão do ProSAME. Para tanto, é necessário que o dirigente máximo da entidade formalize a proposta à AEB, incluindo o conjunto mínimo de informações para a Carteira de Admissão, conforme apontado na Portaria do ProSAME (https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-857-de-25-de-maio-de-2022-403644515).
Propostas podem ser submetidas a qualquer tempo, mas uma nova proposta só será objeto de deliberação em reunião do ProSAME caso seja encaminhada em tempo hábil para se procederem as análises adequadas, cuja complexidade varia de proposta para proposta. Para serem consideradas na próxima reunião, recomenda-se que eventuais novas propostas sejam encaminhadas à AEB até o final de abril de 2024.
Atualmente, projetos de missões espaciais de grande relevância estão sendo trabalhados no setor espacial brasileiro, e com parceiros internacionais. A próxima reunião deverá atualizar o status dessas iniciativas. Uma visão geral do fluxo do ProSAME e do conteúdo de suas carteiras está disponível no endereço: http://observatorio.aeb.gov.br/prosame.
Sobre a AEB
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.