Notícias
IAA, AEB e UFSC realizam o 5º Workshop Latino-americano de CubeSats e o 3º Simpósio Latino-americano de Pequenos Satélites
Durante os dias 7 e 10 de novembro de 2022, no auditório da Poupex, em Brasília, foi realizado o 5º Workshop Latino-americano de CubeSats e o 3º Simpósio Latino-americano de Pequenos Satélites. Os eventos são organizados pela Academia Internacional de Astronáutica (IAA), a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Com o objetivo de discutir as tecnologias de CubeSats e pequenos satélites que impulsionam a indústria espacial em todo o mundo, mais de 200 inscritos puderam partilhar ideias e criar conexões, além de mostrar o potencial de novos negócios provocados pela exploração espacial na América Latina.
“A comunidade espacial brasileira fica muito orgulhosa de poder organizar esses dois eventos com a International Academy of Astronautics. Já no primeiro dia, nós podemos ver o quão largas são as oportunidades, em ciência e aplicações, para as agências pequenas até a NASA. O público aqui presente é de diversas organizações: acadêmicos, pesquisadores, estudantes e empresas privadas. É um evento marcante para as atividades de New Space no Brasil”, disse o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Moura.
Pesquisadores, cientistas, engenheiros, estudantes e demais entusiastas do espaço de todo o mundo estiveram presentes para compartilhar suas experiências e conhecimentos sobre tecnologia espacial. Dentre os principais palestrantes brasileiros, estiveram presentes:
-
O diretor de Governança do Setor Espacial da Agência Espacial Brasileira (AEB), Cristiano Augusto Trein, para falar sobre o Programa Espacial Brasileiro (PEB) e a Constelação Catarina;
-
O chefe do Departamento de Sistemas Espaciais do ITA e responsável pela Missão SPORT, Luis Eduardo Vergueiro Loures da Costa; e
-
O coordenador-geral do projeto Amazonia 1, Adenilson Roberto da Silva (INPE).
“Ao encerrar um evento de pequenos satélites e de cubesats, o mercado que mais cresce no mundo em termos de satélites, nós conseguimos juntar pelo menos 210 participantes, dentre eles, profissionais, estudantes, pesquisadores, pessoal de empresas privadas e de governo, de uma dúzia de países. Isso mostra o poder de atração que o Brasil tem, as possibilidades que temos de interação com esses países do contexto regional ou de outros continentes e, também, o potencial que temos de crescer e desenvolver, sejam projetos científicos ou de negócios. Que venha o próximo evento”, finaliza o presidente da AEB.
A Academia Internacional de Astronáutica (IAA)
Fundada em Estocolmo, no ano de 1960, por Dr. Theodore von Kármán, é uma organização não governamental independente, reconhecida pelas Nações Unidas desde 1996. Atualmente, há membros da Academia distribuídos em 83 países. A adesão à IAA é uma oportunidade para indivíduos que se destacaram em um dos campos da astronáutica ou em um dos ramos da ciência de fundamental importância para a exploração do espaço.
Sobre a AEB
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.