Notícias
EXPOT&C REÚNE NOVAS TECNOLOGIAS, PRODUTOS E SERVIÇOS
Durante a 62ª Reunião Anual da SBPC, que acontecerá de 25 a 30 de julho no campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal (RN), será possível conhecer virtualmente o interior do único navio polar brasileiro e ver como funciona o satélite sino-brasileiro Cbers.
Desenvolvidas por instituições de pesquisa brasileiras, exemplos de tecnologias como essas estarão em exibição na ExpoT&C – uma mostra de ciência, tecnologia e inovação (C,T&I) que integra as atividades do maior evento científico do país.
A exposição reunirá 120 expositores, entre universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento e órgãos governamentais, além de outras organizações de todo o país, interessadas em apresentar novas tecnologias, produtos e serviços. Entre elas estarão o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep); o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); o Ministério da Educação (MEC); e a Marinha do Brasil.
Um dos destaques da mostra será a presença de representantes de diversas universidades e instituições de pesquisa da Alemanha que apresentarão seus projetos e oportunidades de cooperação científica e tecnológica aos pesquisadores brasileiros. O país europeu possui instituições reconhecidas internacionalmente como centros de excelência em pesquisa e desenvolvimento e que estarão reunidas no estande “Research in Germany”.
No estande da Finep também será possível “viajar” à Antártida em um espaço de projeção 3D que reproduz o interior do navio polar brasileiro “Almirante Maximiliano”. Já no estande do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) os visitantes poderão ver a maquete do satélite sinobrasileiro de recursos terrestre Cbers e um sistema interativo que mostra como ele funciona.
“A ExpoT&C é uma vitrine do que está sendo feito nas grandes universidades e centros de pesquisa do Brasil em termos de pesquisa, desenvolvimento, educação e inovação”, afirma a coordenadora do evento, Simone Santana Franco. “Ela está se fortalecendo, a cada ano, como uma exposição sênior de projetos de pesquisa e desenvolvimento realizados por instituições de C&T consolidadas no panorama nacional”, avalia.
Os expositores da mostra ocuparão uma área de 6 mil m2, em tendas climatizadas, que estarão localizadas no estacionamento do campus da UFRN, ao lado do campo de futebol.
A expectativa dos organizadores é que cinco mil pessoas visitem diariamente a exposição, que será aberta ao público em geral e inaugurada oficialmente no dia 26 de julho, às 9h30, pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende. A mostra poderá ser visitada até 30 de julho das 10h às 19h.