Notícias
Contrato com a FEPESE fortalece Inteligência Corporativa na AEB
Reunião com a FEPESE
Com início em fevereiro de 2024, a Agência Espacial Brasileira (AEB) terá consultoria no Projeto de Desenvolvimento de Inteligência Corporativa, Pesquisa e Inovação em Dados da Instituição.
O contrato do projeto foi assinado em dezembro de 2023 com a Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE) e visa o aumento da produtividade, com melhorias das ferramentas que já estão disponíveis aos servidores e apresentação de outras novas. A ideia é transformar dados brutos em ativos decisivos, consolidando-os em uma plataforma única e alinhando-os precisamente às demandas dos gestores.
“O projeto de inteligência corporativa baseado em dados será inovador para a Agência Espacial Brasileira, trará um impacto significativo nas atividades e projetos desenvolvidos pela Agência, além de ser de suma importância para o aprimoramento da nossa transparência ativa”, afirma a Diretora de Planejamento, Orçamento e Administração, Vanessa Murta.
A iniciativa será desenvolvida em seis etapas i) Entendimento do ambiente de decisão e necessidade dos gestores; ii) Estruturação do ecossistema de Big Data relacional; iii) Construção de produtos de inteligência de apoio à decisão; iv) Desenvolvimento da plataforma de inteligência baseada em dados; v) Consolidação da Governança do Processo Estruturado de Inteligência; e vi) Assinaturas de ferramentas fundamentais que deverão ser utilizadas pela instituição.
Segundo Sidnei Rodrigues, Gerente de Inteligência da FEPESE, o projeto vai conectar governança de Tecnologia da Informação com Inteligência de Dados para tomada de decisões mais assertivas.
Sobre a AEB
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.