Notícias
Conheça os projetos brasileiros publicados no portal do The GLOBE Program
The GLOBE Program (logomarca)
Em 2024, foram publicados treze projetos de pesquisa brasileiros no portal do The GLOBE Program. Os trabalhos foram elaborados durante o Simpósio Virtual Internacional de Ciências GLOBE - IVSS 2024, evento dedicado aos alunos do GLOBE para apresentarem suas pesquisas à comunidade global.
“Estou muito orgulhosa de ver as pesquisas dos estudantes brasileiros se destacando no programa. Esses trabalhos trazem um importante impacto na aprendizagem dos estudantes e na conscientização das comunidades locais sobre a importância de estudar e preservar o meio ambiente”, afirma a Coordenadora de Desenvolvimento de Competências e Tecnologias da AEB e do Programa GLOBE no Brasil, Aline Veloso.
Conheça quais são os projetos selecionados:
Análise das condições ambientais e sua influência na supervisão das larvas do mosquito Aedes Aegypti
O objetivo do relatório é identificar as condições ambientais propícias à regulação das larvas do Aedes aegypti, principalmente por meio do monitoramento de variáveis como temperatura e condições físico-químicas da água onde as larvas se desenvolvem. Para tanto, foram identificadas as larvas do mosquito, seguida de uma análise das condições ambientais tanto do local onde foi encontrado o criadouro quanto da água ali presente. O relatório destaca a importância das estratégias de controle e monitoramento do Aedes aegypti, especialmente em ambientes urbanos, uma vez que as larvas do Aedes aegypti podem ser resilientes a diversas condições ambientais.
A pesquisa visa monitorar e analisar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, com auxílio do aplicativo GLOBE Observer - Protocolo Mosquito Habitats, a partir da comparação dos ambientes e fatores que propiciam a reprodução do referido mosquito nos campi Nova Suíça e Nova Gameleira do CEFET-MG, conforme a sazonalidade e aplicação da metodologia sugerida por este projeto, realizado em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Agência Espacial Americana, National Aeronautics and Space Administration (NASA).
Os bolsistas do Projeto GLOBE, da Universidade Federal do Maranhão, realizaram a formação de alunos do Centro Educacional Municipal Senador Archer quanto ao Protocolo de Mapeamento de Habitat de Mosquito, no qual se buscou trabalhar os principais conceitos sobre arboviroses, além da coleta e identificação de larvas de mosquitos do gênero Culex e Aedes na região urbana de Codó e caracterização dos criadouros encontrados, o que foi feito com auxílio do aplicativo GLOBE. Os procedimentos foram realizados no período de baixa pluviosidade entre os meses de outubro e novembro de 2023, a fim de contribuir com dados importantes para o controle desses vetores.
O estudo examina a dinâmica do uso e cobertura da terra em Chapadinha, Maranhão, Brasil, com foco nos anos de 1985, 2009 e 2021. A região, parte do bioma Cerrado, está passando por mudanças significativas devido à expansão agrícola e às mudanças climáticas, exacerbadas pela falta de políticas públicas direcionadas. O estudo utiliza técnicas de geoprocessamento para analisar as transformações da paisagem, utilizando dados do Projeto MapBiomas e software GIS. Além disso, destaca os impactos ambientais destas mudanças, incluindo o desmatamento, a perda de biodiversidade e a degradação do solo; e enfatiza a necessidade de práticas agrícolas sustentáveis para mitigar esses efeitos e garantir a preservação dos recursos naturais em Chapadinha.
Investigations on Climate: Understanding Earth as a System
O estudo tem como base a Coleta de dados de pH da água: utilizando a função “Água” do aplicativo GLOBE Observer. Por meio disso, os estudantes realizaram medições de pH da água em diferentes corpos d’água, como rios, lagos e reservatórios e seguiram os protocolos padrão fornecidos pelo GLOBE Observer para garantir a precisão e consistência das medições. Ao registar as leituras de pH da água na aplicação, contribuí-se com dados importantes para monitorar a qualidade da água e identificar potenciais alterações nas condições ambientais, que podem estar relacionadas com as alterações climáticas e a atividade humana.
Investigations on Climate Understanding Earth as a System and TREES
O projeto se concentra no papel crítico que as árvores desempenham na mitigação das mudanças climáticas e no aumento da resiliência ambiental. Ao monitorar e conservar árvores icônicas em todo o mundo, pretende-se sensibilizar e promover práticas sustentáveis que contribuam para o meio ambiente. Foi utilizado o Árvores GLOBE Observer: Melhorando a Resiliência Climática através do Monitoramento e Conservação de Árvores.
Isolamento e crescimento de microalga amazônica: aliadas na redução de co2 e controle de arboviroses
O estudo concentrou-se no isolamento e crescimento de uma microalga amazônica, visando explorar seu potencial na redução de CO2 e controle de arboviroses. Além disso, a pesquisa investigou sua eficácia como possível larvicida e remediadora de gases do efeito estufa. Utilizando dados do protocolo Mosquito Habitat Mapper e do protocolo de nuvens do programa GLOBE no município de Pinheiro (Maranhão, Brasil), foram identificados padrões climáticos favoráveis à proliferação do mosquito, prevenindo períodos de maior risco de incidência de arboviroses.
Land use and coverage in Urbano Santos, Maranhão, Brazil
O objetivo da pesquisa é avaliar as alterações no uso e ocupação do solo no município de Urbano Santos–MA ao longo de 26 anos, empregando técnicas de geoprocessamento. Os mapas térmicos foram gerados a partir do delineamento geoespacial de produtos cartográficos do Projeto MapBiomas, utilizando o software QGIS 3.16.1. Os resultados indicam uma degradação progressiva da Formação Florestal e dos Corpos Hídricos, juntamente com uma expansão da Infraestrutura Urbana. Além disso, o estudo constata oscilações na área de cultivo de soja, com aumento rápido e aparentemente desorganizado das Culturas Temporárias. Este trabalho pretende servir de base para futuras discussões sobre o tema no município e na região em geral.
O projeto “Ambiente Vivo na perspectiva dos guardiões escolares um processo de construção da cidadania” surge da necessidade de atender os Estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio aproximadamente 200 estudantes entre os Períodos matutino e vespertino anos letivos 2023 e 2024, porém foram selecionados deste quantitativo alunos e alunas para etapa Simpósio Virtual Internacional de Ciências (IVSS) do GLOBE 2024 buscando a complementação da disciplina curricular saberes do campo, ciências e demais disciplinas afins. Nesse projeto será abordado temas como Arborização com espécies frutíferas, compostagem, bem como a eliminação de possíveis criadores de mosquitos, trazendo para além do processo teórico a transformação desse conhecimento em aulas práticas na própria unidade escolar E.E Faustino Dias de Amorim.
Study and monitoring of CO² in the Amazon River and wildfires - IVSS 2024 Globe Program
O presente trabalho surgiu de um processo colaborativo de brainstorming (tempestade de ideias), visando identificar questões relevantes na sociedade. Considerando a localização dos membros da equipe em Belém–PA e o tema do IVSS – International Virtual Science 2024, focado em investigação climática e emissões de carbono, bem como a futura realização da COP - Conference of the Parties em 2025, um evento de destaque na agenda climática internacional. Identificamos a questão a ser respondida como o problema das queimadas e emissões de carbono na Amazônia paraense, que estão contaminando os afluentes do Rio Amazonas.
O ponto culminante desta ação foi o plantio, a partir de sementes da árvore Paineira Rosa (Ceiba speciosa), de 300 exemplares e posterior doação à comunidade escolar. Além disso, os alunos escreveram um livro de poemas com o tema “Meio Ambiente em Prosa e Verso”. Com base nessas observações iniciais, embarcamos em um projeto com nosso professor de ciências e confirmamos que a gigante Paineira Rosa realmente tem capacidade de mudar o Clima Local e assim contribuir para o equilíbrio do Clima Global. Palavras-chave: desmatamento, queimadas, árvore Paineira Rosa, equilíbrio local, clima global.
Projeto referente as atividades realizadas no módulo 03 do Projeto Globe – Protocolo Mosquito
Os professores buscam estimular os alunos a desenvolverem atividades práticas alinhadas aos conteúdos curriculares, destacando aspectos como preservação ambiental, diversidade de insetos e conceitos entomológicos. A implementação do protocolo não só fortalece o aprendizado através da experimentação, mas também promove a criatividade e o trabalho em equipe. Durante a realização do projeto GLOBE, os alunos são encorajados a pensar de forma criativa ao montar e personalizar suas próprias caixas entomológicas. Esse processo de construção em grupo não apenas enriquece o aprendizado, mas também estimula a colaboração e a habilidade de resolver problemas de maneira coletiva. Em suma, fica evidente que a abordagem de ensino por meio da experimentação, como o protocolo de estudo de insetos, é fundamental para despertar o interesse dos alunos de forma significativa e promover uma resposta positiva ao aprendizado.
The strong El Niño tells the story of arbovirus epidemics in Brazil and in the carioca capital
O objetivo deste estudo é realizar uma revisão de dados e literatura sobre arbovírus e suas ocorrências no Brasil na última década, com foco nas epidemias de dengue, Zika e chikungunya, e sua correlação com períodos de forte El Niño ocorridos em 2015/ 2016 e 2023/2024. A pesquisa investiga como as mudanças climáticas (aumento de chuvas e calor) durante o forte El Niño afetam o papel do mosquito Aedes aegypti, principal vetor de arbovírus no Brasil. Além disso, analisa a relação entre epidemias de arboviroses e fatores socioambientais como urbanização, densidade populacional e condições de saneamento, já que o mosquito é urbano e vive dentro de domicílios humanos.
O Programa GLOBE
É um programa internacional de ciência e educação ambiental que promove a participação de estudantes, professores, cientistas e cidadãos em coletas de dados ambientais e estudos científicos, contribuindo de maneira significativa para a compreensão do meio ambiente em escalas locais, regionais e globais.
O Programa GLOBE, que significa Programa Global de Aprendizagem e Observações em Benefício do Meio Ambiente (do inglês, Global Learning and Observations to Benefit the Environment), foi implementado pela Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA) em 1994. O Programa conta com uma rede formada por 126 países, mais de 38 mil escolas, 42 mil professores e 228 mil cientistas cidadãos. Saiba mais sobre a iniciativa aqui.
Sobre a AEB
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.