Notícias
COMPETIÇÃO DE FOGUETES ESTIMULA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Foto: Tomaz Silva/ABr – Evento desperta o interesse dos estudantes pela área espacial.
Brasília, 3 de novembro de 2014 – Cerca de 600 estudantes de ensino médio de 25 estados e do Distrito Federal participaram da 8ª Mostra Brasileira de Foguetes (MobFog) e da 6ª Jornada de Foguetes, que terminou neste domingo (2) na cidade fluminense de Barra do Piraí. Eles representam mais de 60 mil estudantes que disputaram competições internas ao longo do ano em suas instituições de ensino.
A competição, que tem o apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB), vale 35 bolsas de iniciação científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Para o professor João Canalle, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e coordenador da Mostra, o evento é uma grande oportunidade dos estudantes desenvolverem a criatividade e aprender a conectar conhecimentos.
Conforme Canalle, até alcançar voo, o caminho é de muitos testes. “A maioria está acostumada a produzir trabalhos escolares no computador. Na escola, eles estudam o lançamento de uma pedra sem atrito. Na realidade, o problema fica muito mais complexo. Então, eles ficam mais perto da verdadeira ciência”, salienta.
São Paulo e Ceará foram os estados com maior número de representantes. Cada um participou com 25 escolas públicas e duas particulares.
Para Canalle, além de despertar o interesse científico, a iniciativa garante a autoestima dos alunos. “O livro didático e a aula do professor menos preparado revelam que a ciência é feita por gênios que assim nasceram. Não é nada disso. Quando estudamos a vida de pesquisadores, percebemos que são pessoas comuns que se dedicaram a algum problema particular e encontraram soluções que se tornaram leis da natureza”, assinala o professor.
Fonte: Agência Brasil