Notícias
O início da competição seria no dia 15/05, mas com a pandemia o evento foi adiado
Com adiamento da OBA, escolas tem até 31 de julho para se inscreverem na competição
Adiada por conta da pandemia da COVID-19, a 23ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Austronáutica (OBA) ainda não tem data definida para a competição. A expectativa é que seja realizada até o final de 2020 ou no início de 2021 de forma presencial. As escolas que ainda não fizeram a inscrição para participar têm até o dia 31 de julho para se cadastrar.
Até o momento, são mais de 20 mil escolas inscritas. As instituições que já participaram em outros anos, não precisam fazer novos cadastros. A OBA é uma competição, na qual são aplicadas provas com conteúdo compatível com o abordado pela maioria dos livros didáticos do ensino fundamental e médio. As provas são constituídas de sete perguntas sobre Astronomia e três sobre Astronáutica, a maioria das questões envolve raciocínio lógico.
Realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), a OBA tem como objetivo promover o interesse dos jovens por Astronomia, Astronáutica e ciências. Além de estimular a difusão de conhecimentos básicos das atividades aeroespaciais.
O professor João Batista Garcia Canalle disse que o objetivo é aguardar a pandemia passar para conseguir fazer a competição presencialmente. “As vantagens de uma prova olímpica presencial é que o professor coordena essa atividade na sala de aula, marca um dia e horário que é o mesmo de todos os participantes do Brasil inteiro”, explicou Canalle.
A Olimpíada é dividida em quatro níveis. Os três primeiros destinam-se a alunos do ensino fundamental, o outro nível é para alunos do ensino médio. As medalhas são distribuídas conforme a pontuação obtida em cada nível. Na competição do ano passado, a olimpíada registrou recorde de participantes, ou seja, 884.979 estudantes de mais de 9 mil escolas de todos os estados do Brasil e do Distrito Federal.
Para entender mais sobre o regulamento, você pode assistir às explicações do professor João Batista no canal da OBA no YouTube, ou acessar o site www.oba.org.br.
Sobre a AEB
É uma autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira. Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para empreender os esforços do governo brasileiro na promoção da autonomia do setor espacial.
Coordenação de Comunicação Social – CCS