Notícias
Colombianas concluem estágio fruto de parceria entre a AEB e a AEC
Na última sexta (16), ocorreu, de forma remota, a finalização do estágio do programa “+ Mujer + Ciencia + Equidad”. O encontro teve como objetivo trazer os relatos de experiências das estudantes e a troca de lições aprendidas durante todo o processo de cooperação Brasil-Colômbia.
O Programa, iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação da Colômbia, promovido pela Organização dos Estados Ibero-americanos, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-DF) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), é fruto de cooperação bilateral entre a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Agência Espacial da Colômbia (AEC) , na área educacional.
Realizado em 2022, tal iniciativa possibilitou que cinco estudantes colombianas da área espacial pudessem estagiar no Brasil e, assim, contribuir com o intercâmbio de conhecimentos entre esses dois países parceiros, no âmbito do Projeto Catarina.
“Essa parceria feita com a Colômbia, a fim de trazer as estagiárias para aprender sobre a Constelação Catarina, sobre o setor espacial brasileiro, nossa Agência, nossas capacidades e nossas oportunidades, é muito relevante. São jovens que estão extremamente motivadas na carreira, investindo todo o seu potencial intelectual. O Brasil e a Colômbia estão de parabéns por conseguir viabilizar essa iniciativa, juntamente com os setores de apoio como o IEL, o SENAI e a UFSC. Foi um sucesso essa troca de experiências”, afirma o assessor de Cooperação Internacional, Péricles Cardim.
Saiba mais sobre as estagiárias e os projetos realizados:
-
Wendy Paola Arias García
Curso: Geologia
Atividades realizadas: estudo do Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE) 2022-2023 ; ambientação na temática espacial e nos projetos e atividades das coordenações; pesquisa sobre a Constelação Catarina: histórico, Acordos de Cooperação Técnica - ACTs, tecnologias da Frota A; Minuta de Acordo de Adesão ao Consórcio Catarina — cenários de cooperação de possível participação colombiana; cenários de cooperação entre Brasil e Colômbia no âmbito do Programa Ártemis, com foco na sustentabilidade; acompanhamento das atividades das coordenações da DGSE; Minuta de Acordo de Adesão ao Consórcio Catarina — cenários de cooperação de possível participação colombiana; acompanhamento de atividades do Observatório do Setor Espacial Brasileiro (OSEB) ; acompanhamento de atividades do Procedimento para Seleção e Adoção de Missões Espaciais (ProSAME) .
-
Juana Valentina Pinzón Franco
Curso: Física e Matemática
Atividades realizadas: familiarização com o Projeto Catarina e o desenvolvimento da Frota A; participação em reuniões com a equipe para apresentação das subáreas do projeto (Gerência de missão; Mecânica orbital e Astronomia; Modelagem térmica e estrutural de modelo de voo; testes na câmara Vácuo-Térmica e Shaker); apoio no desenvolvimento de referencial bibliográfico de nanossatélites com base em missões já lançadas; desenvolvimento de banco de dados de missões de nanossatélites com dados referentes ao lançamento e tempo de operação; levantamento de preços atuais no mercado para lançamentos de nanossatélites; apoio no desenvolvimento de documentos da missão para a PDR; participação na PDR da missão.
-
Laura Fernanda Cabrera Zamora
Curso: Física
Atividades realizadas: familiarização com o Projeto Catarina e o desenvolvimento da Frota A; participação em reuniões com a equipe para apresentação das subáreas do projeto (Gerência de missão; mecânica orbital e Astronomia; modelagem térmica e estrutural de modelo de voo; testes na câmara Vácuo-Térmica e Shaker); apoio no desenvolvimento de referencial bibliográfico de nanossatélites com base em missões já lançadas; desenvolvimento de banco de dados de missões de nanossatélites com dados referentes ao lançamento e tempo de operação; levantamento de preços atuais no mercado para lançamentos de nanossatélites; apoio no desenvolvimento de documentos da missão para a PDR; participação na PDR da missão.
-
Yineth Vivana Camacho De Angulo
Curso: Física
Atividades Realizadas: Constelação Catarina: análise de modelos relativos à segmentação de instância e semântica para o contexto de identificação de classes em imagens satelitais; set-up do ambiente de trabalho (jupyter notebook – google colab); estudo das metodologias de redes neurais convolucionais (CNN); obtenção de dados satelitais anotados; aplicação das técnicas de CNN sobre imagens selecionadas; análise das métricas obtidas.
-
Maria Alejandra Lache Muchicon
Curso: Geografia
Atividades Realizadas: Constelação Catarina: análise da qualidade de imagens satelitais considerando informações públicas disponibilizadas; set-up do ambiente de trabalho (jupyter notebook – Google colab); estudo dos métodos existentes para anotações relacionadas a: Object detection (COCO, VOC, etc) e Segmentation+instance; elaboração de relatórios sobre qualidade e distribuições de dados.
Sobre a AEB
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais ( SINDAE ), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.