Notícias
CLBI COMEMORA O 45º ANIVERSÁRIO DE CRIAÇÃO
O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), realizou solenidade militar, às 11h, do dia 07 de outubro, em comemoração a seu 45º aniversário. Criado em 12 de outubro de 1965, com a missão de lançar e rastrear foguetes, O CLBI tem trazido divisas significativas para o Rio Grande do Norte (RN), projetando o estado nacional e internacionalmente.
Destaca-se, ainda, pelo comprometimento com o meio ambiente por meio da parceria, desde 2004, com o projeto Tamar, protegendo as tartarugas marinhas em extinção. Já foram lançados nos mares de Natal mais de vinte dois mil filhotes. Com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) , o CLBI apoia projetos de mestrandos e doutorandos que estudam a flora e a fauna do estado.
O CLBI realizou, em sua história, quase três mil lançamentos de foguetes para organismos nacionais e estrangeiros. O centro participou, também, de quase 200 rastreios do foguete europeu Ariane, lançado da guiana francesa, em cumprimento a um acordo internacional que inclui o Brasil entre o grupo seleto que domina esta tecnologia.
Neste ano, com a realização de três operações do foguete de treinamento básico, de três rastreios internacionais e da participação, com os seus meios operacionais da Operação Falcão da Marinha do Brasil, mostrou o alto nível de qualificação técnica dos seus integrantes. Pela primeira vez, na operação com a Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC), indústria de produtos de segurança, que atende ao mercado interno e externo, o CLBI teve a oportunidade de contribuir, mais uma vez para a expansão das divisas brasileiras e do estado do Rio Grande do Norte.
O diretor do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, cel av Luiz Guilherme Silveira de Medeiros, recebeu convidados e a imprensa nos eventos alusivos ao 45º aniversário do CLBI. Na segunda-feira, 4 de outubro, houve a abertura oficial da semana de comemorações do 45º aniversário e inauguração do monumento Xavante AT-26, em frente ao portão principal.
Na terça-feira, 5 de outubro, o CLBI promoveu sua segunda corrida de praia. No evento foram recolhidos brinquedos que serão doados a uma instituição de crianças carentes. Hoje, às 7h, houve um ato ecumênico e, logo depois, solenidade militar em que foram entregues títulos de membro honorário da Força Aérea Brasileira a vários cidadãos potiguares.