Notícias
CLA COMEMORA 32 ANOS COM HOMENAGEM A CIVIS E MILITARES
Brasília, 6 de março de 2015 – Os 32 anos de atividade do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) no Maranhão foram comemorados hoje (6) em cerimônia que também homenageou funcionários civis e militares.
Participaram do evento presidido pelo coronel aviador Cláudio Olany Alencar de Oliveira, diretor do Centro, autoridades de Alcântara e São Luís ligadas aos poderes executivo, judiciário e legislativo, ex-diretores do CLA, além de representantes do terceiro setor e lideranças comunitárias do município alcantarense.
Seis personalidades receberam diplomas com o título de Amigo do CLA pela valiosa contribuição ao Programa Espacial Brasileiro (PEB). Também foram homenageados o Graduado Padrão, Praça Exemplar e Servidor do Ano, por terem se destacado em suas atividades no último ano.
Diploma – O diploma Amigo do CLA foi entregue ao governador do Maranhão, Flávio Dino, por meio de Bira do Pindaré, Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, que o representou na cerimônia, sendo também agraciado.
Ainda ligados ao governo estadual, foram agraciados o Secretário de Segurança Pública, Jeferson Portela, e a Secretária de Cultura, Ester Marques.
O Capitão dos Portos do Maranhão, capitão de mar-e-guerra Marcos Tadashi Hamaoka e o presidente da Federação das Indústrias do Estado (Fiema), Edilson Baldez das Neves, fecharam a relação dos homenageados.
No âmbito do CLA, foi feita a entrega de prêmios aos civis e militares destaques destacados em 2014. Em discurso, o coronel Olany, enfatizou o contexto histórico que propiciou o nascimento do Centro e a contribuição da organização para o Brasil, para o Maranhão, bem como para o município de Alcântara.
Segundo ele, muitas tecnologias foram aprimoradas no setor aeroespacial por meio de lançamentos realizados no CLA, além do que a unidade da Força Aérea Brasileira (FAB) atua no cotidiano da cidade onde se situa por meio de ações de cidadania, educação e saúde.
CLA – Criado por meio de decreto federal de 1º de março de 1983, o Centro de Lançamento de Alcântara tem por missão executar as atividades de lançamento e rastreio de engenhos aeroespaciais e de coleta e processamento de dados de suas cargas úteis, bem como a execução de testes e experimentos de interesse do Comando da Aeronáutica, relacionados com a Política Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (Pndae).
No Centro são realizadas importantes atividades do PEB como o Programa Microgravidade, quando são lançados experimentos científicos e tecnológicos a bordo de veículos que alcançam ambiente de microgravidade e fornecem dados para o aperfeiçoamento de pesquisas nas áreas de biotecnologia, eletrônica, mecânica, dentre outras.
Em pouco mais de trinta anos, o CLA realizou o lançamento de 470 veículos espaciais nacionais e estrangeiros em um total de 93 operações realizadas até hoje. Por tudo isso, o Centro é conhecido como a “Janela Brasileira para o Espaço”.
Fonte: CLA