Notícias
Ciência e tecnologia espacial são destaques no dia do meio ambiente
A Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), destaca o uso de tecnologia espacial em benefício e preservação do meio ambiente. Alguns satélites, por exemplo, são essenciais para o monitoramento de florestas, previsão de tempo e clima, qualidade do ar. Também são usados na realização de estudos para minimizar os impactos causados pelas mudanças ambientais em todo o Planeta.
O Brasil utiliza satélites para obtenção de imagens sobre monitoramento de recursos hídricos, áreas agrícolas, crescimento urbano, identificação de ações como desmatamento, entre outros. As informações produzidas por estes satélites já foram utilizadas por mais de 20 mil instituições de todo o País.
Na área de educação ambiental a AEB é parceira do Globe, programa internacional de ciência e educação, desenvolvido pela Administração Nacional de Aeronáutica Nacional e Espaço (NASA), que chegou ao Brasil, em 2015. O Programa estimula a participação de estudantes, professores e cidadãos em coletas de dados ambientais e em estudos científicos, que contribuem com a compreensão do meio ambiente nas escalas local, regional e global. Atualmente, o programa Globe está presente em diversos estados em todas as regiões do País.
Sobre a AEB
A Agência Espacial Brasileira é uma autarquia vinculada ao MCTIC, responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira. Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.
Coordenação de Comunicação Social – CCS