Notícias
Centro Vocacional Tecnológico Espacial Augusto Severo comemora 7º aniversário
CVT-E Augusto Severo comemora 7º aniversário
O Centro Vocacional Tecnológico Espacial Augusto Severo (CVT-E) celebrou seu 7º aniversário no dia 14 de novembro, em uma cerimônia organizada pela Unidade Regional de Natal (URRN) da Agência Espacial Brasileira (AEB).
O evento reuniu diversas autoridades, como o presidente da AEB, Marco Antonio Chamon, a Coordenadora da URRN, Adriana Correia, o Diretor do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, Coronel Aviador Christiano Pereira Haag, o Reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), José Arnóbio de Araújo Filho, o Vereador de Parnamirim, César Maia, e o Coordenador Geral do MCTI, Vinicius Morais de Almeida. Representantes militares e outras lideranças do município também participaram.
O presidente da AEB, Marco Antonio Chamon, abriu a cerimônia e destacou a importância estratégica do CVT-E no avanço da ciência e tecnologia espacial no Brasil, além das perspectivas para o futuro do projeto. “Esse é o papel do CVT, trazer para perto da comunidade a área espacial. Há um trabalho de divulgação, há um trabalho de formação, e nós só conseguimos fazer isso por causa das parcerias que temos”, disse.
Durante o evento, o Reitor do IFRN, José Arnóbio de Araújo Filho, a Coordenadora da URRN, Adriana Correia, e os coordenadores dos projetos Dia Espacial, Dia Astronômico e Dia Espacial Docente também fizeram discursos onde ressaltaram as conquistas e o papel do CVT-E na formação de novos talentos no setor aeroespacial.
Ao final da cerimônia, os convidados tiveram a oportunidade de conhecer as instalações do CVT-E, que há sete anos contribui para o desenvolvimento científico e tecnológico na região, com foco na educação e na popularização das ciências espaciais.
Sobre a AEB
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.