Notícias
BRASILEIROS GANHAM DEZ PRÊMIOS EM FEIRA DE CIÊNCIAS NOS EUA
Foto: Divulgação/MCTI – Delegação brasileira, que participou da Isef.
Brasília, 18 de maio de 2015 – Estudantes brasileiros marcam presença e conquistam dez prêmios na 66ª edição da International Science and Engineering Fair (Intel Isef), nomeados “Special Awards Ceremony” e “Grand Awards Ceremony”, sendo duas menções honrosas e dois prêmios da Organização dos Estados Americanos (OEA).
Considerada a maior feira de ciência e engenharia do mundo destinada a jovens pré-universitários, a Intel Isef, realizada a semana passada em Pittsburgh nos Estados Unidos, reuniu mais de mil e 700 estudantes de 75 países.
Os alunos selecionados são do Ceará, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Bahia, Maranhão e Rio de Janeiro. Eles competiram por mais de US$ 4 milhões em prêmios e foram julgados pela sua capacidade criativa e pensamento científico, rigor, competência e clareza mostrada em seus projetos.
Os jovens cientistas integram a delegação nacional, composta por 21 projetos e 34 estudantes, sendo 15 estudantes da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), representando nove projetos que foram finalistas na feira de São Paulo (SP), 15 estudantes da Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia (Mostratec), feira de Novo Hamburgo (RS) e quatro alunos da Escola Americana de Campinas.
Quatro projetos brasileiros receberam destaque (na terceira e quarta classificações) e foram homenageados na cerimônia dos Grandes Prêmios, realizada na sexta-feira (15). Já a solenidade dos Prêmios Especiais, que ocorreu na quinta-feira (14), premiou seis projetos nacionais (quatro prêmios em dinheiro e duas menções honrosas). Este ano, 68 organizações, entre universidades, fundações, associações e empresas públicas e privadas distribuíram os prêmios.
O diretor de Popularização de Difusão de Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Douglas Falcão, que participou do evento, lembra que todos os trabalhos brasileiros aprovados para a premiação participam de feiras que são apoiadas pelo Ministério. Na sua avaliação, o resultado expressivo é a culminação de um longo trabalho realizado nos últimos anos.
De acordo com Falcão, os editais de feiras apoiaram cerca de 30 mil projetos escolares em todo o país. “O MCTI apoiou mais de 600 feiras por meio dos editais e essa política está servindo de referência para a América Latina”. O diretor ressalta ainda que o edital de feiras funciona como força indutora que estruturou uma pirâmide de eventos. As municipais, mais numerosas e capilarizadas, selecionam trabalhos para as feiras regionais que, por sua vez, selecionam para as iniciativas nacionais.
“Com o fortalecimento desse Movimento no Brasil, o MCTI espera uma maior valorização da cultura da experimentação nas escolas e a melhoria do ensino de ciências e matemática”, conclui Falcão, que representou a Pasta nas cerimônias.
A Isef – A Intel Isef faz parte de um programa da Society for Science & the Public e da Intel Foundation. Realizada desde 1950, a premiação já revelou milhares de projetos inovadores, patentes e cientistas brilhantes para todo o mundo. Desde 1996, a feira tem o patrocínio da Intel.
A iniciativa é uma Feira Internacional de Ciências e Engenharia realizada anualmente em maio, nos EUA. Para participar, o estudante precisa ser indicado por meio de uma das feiras nacionais credenciadas ao redor do mundo. A cada ano, um estado norte-americano hospeda a feira.
É uma competição baseada na qualidade de projetos e pesquisas desenvolvidos por estudantes de todo o mundo que ainda não chegaram ao ensino superior e que competem por mais de US$ 4 milhões em prêmios. O principal objetivo é apresentar as inovações de jovens criativos do mundo todo, além de gerar a oportunidade para que jovens talentos sejam reconhecidos internacionalmente.
Fonte: Febrace e Mostratec