Notícias
Brasil se reúne com países da América Latina para compartilhar experiências no setor espacial
A conferência virtual Americas Space Summit reuniu líderes dos setores público e privado da indústria espacial, que atuam na América Latina. Os participantes compartilharam destaques das atividades desenvolvidas em seus respectivos países, com foco em inovações tecnológicas, desafios e oportunidades de cada uma das nações. O encontro virtual ocorreu no último dia 28 de abril e teve o propósito de ampliar a conscientização sobre o crescimento do mercado espacial e das oportunidades de desenvolvimento de negócios.
O presidente da Agência Espacial Brasileira, Carlos Moura, representou o Brasil e abordou, em sua apresentação, as atividades espaciais brasileiras, a colaboração com o ecossistema espacial dos EUA, as inovações tecnológicas nacionais e os desafios e oportunidades para o Programa Espacial Brasileiro. “Os Estados Unidos e o Brasil estabeleceram um diálogo estratégico de alto nível em várias áreas de impacto, sendo o espaço uma delas. Nossas nações estão comprometidas com o uso responsável e pacífico do espaço, buscando proporcionar benefícios sociais, crescimento e prosperidade para todos”, afirmou Moura.
A América Latina é vista como um mercado estratégico pelos norte-americanos e, nos últimos anos, emergiu como um polo de inovações em tecnologia de satélites, especialmente no setor de pequenos satélites. Um exemplo disso é o NanoSatC-BR2, projeto apoiado pela AEB/MCTI em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE/MCTI) e com a Universidade de Santa Maria (UFSM), sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O NanoSatC-BR2 foi lançado ao espaço em março deste ano, a partir do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão.
Além do Brasil, participaram da conferência países como Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México e Paraguai. Líderes da NASA e do Departamento de Estado dos EUA também prestigiaram o evento.
Sobre a AEB
A Agência Espacial Brasileira, órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia vinculada ao MCTI, responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.
Coordenação de Comunicação Social - CCS