Notícias
BRASIL E CHINA QUEREM REPETIR SUCESSO DO CBERS NA ÁREA DE NANOTECNOLOGIA
Brasília, 20 de março de 2014 – Especialistas brasileiros e chineses debaterão as próximas ações do Centro Brasil-China de Pesquisa e Inovação em Nanotecnologia (CBC-Nano) em um seminário que se realiza no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (Cnpem), em Campinas (SP), entre os próximos dias 25 e 27. A parceria binacional deve apoiar projetos com aplicação em agroindústria, meio ambiente e saúde.
“A intenção do CBC-Nano é dar ao Brasil condições de realmente estabelecer uma cooperação de longo prazo em nanotecnologia com a China, a exemplo do que vendo sendo o programa Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres (Cbers, na sigla em inglês), iniciado há 25 anos e tem excelentes resultados”, avalia o coordenador-geral de Micro e Nanotecnologias do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Flávio Plentz.
Organizado pelo MCTI em parceria com o Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano/Cnpem), o evento inicia uma série de encontros que deve alternar de país a cada ano.
Nesta primeira edição, os debates abordam os temas apoiados pela chamada pública lançada em novembro de 2013, cujos projetos binacionais devem ser escolhidos no próprio evento. A partir das discussões, um novo edital pode ser proposto.
A chamada pública vigente contempla R$ 3 milhões de cada país e, pelo lado brasileiro, destina-se a projetos das unidades estratégicas e associadas do Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologias (Sisnano) e dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) com atuação na área.
Fonte: Ascom MCTI