Notícias
Agência Espacial Brasileira participa da Unispace +50 em Viena
A Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTIC) fará parte da delegação que celebrará o 50º aniversário da primeira Conferência das Nações Unidas sobre Exploração e Uso Pacífico do Espaço Exterior (Unispace +50), que acontecerá de 18 a 21 de junho, na sede das Nações Unidas, em Viena, na Áustria.
A Unispace +50 inicia nos dias 18 e 19 de junho com um simpósio dirigido à comunidade espacial que na oportunidade discutirá temas da agenda Espaço 2030.
No dia 20 de junho, o presidente austríaco, Alexander Van der Bellen, abrirá formalmente a cerimônia do Segmento de Alto Nível da Unispace +50, a primeira cúpula do espaço global das Nações Unidas do século XXI, na presença de chefes de estado, ministros e outros dignatários de alto nível de todo o mundo.
No dia 22 de junho acontecerá a abertura da 61ª sessão do Comitê das Nações Unidas para o Uso Pacífico do Espaço Exterior (COPUOS). O Brasil foi um dos 18 países a participar do Comitê, desde sua fundação em 1957. A reunião terá o objetivo de proporcionar oportunidades para a comunidade internacional considerar o futuro curso da cooperação espacial global para o benefício da humanidade.
A Unispace +50 também contará com um espaço de exibição, que reunirá 40 expositores de todo o mundo, incluindo agências espaciais, entidades do setor privado e organizações não-governamentais (ONGs). O evento será uma oportunidade única para os visitantes conhecerem mais as atividades espaciais globais.
A AEB, o Parque Tecnológico São José dos Campos (SP) e a empresa integradora Visiona estarão presentes com um estande intitulado Brazil AeroSpace, local onde será exibido um filme sobre o Programa Espacial Brasileiro e seus benefícios para a sociedade.
Comitiva brasileira
Além da AEB, também fazem parte da comitiva brasileira o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR), o Ministério das Relações Exteriores (MRE), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Comando da Aeronáutica (Comaer), o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCTIC).
Centenas de representantes da comunidade espacial são esperados na Unispace +50, incluindo Estados Membros das Nações Unidas, Observadores Permanentes, entidades das Nações Unidas, agências espaciais, organizações não-governamentais, academia, sociedade civil, estudantes, setor privado e indústria.