Notícias
AEB, UNOOSA e PNUD lançam curso online sobre Economia Espacial
Divulgação Unoosa
Nesta sexta (12), a Agência Espacial Brasileira (AEB), o Escritório das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Exterior (UNOOSA) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) abriram inscrições para o curso online sobre Economia Espacial.
A capacitação apresenta a compreensão global de como o crescimento do setor espacial pode reforçar o desenvolvimento socioeconômico, alinhado com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável; promove o crescimento inclusivo e sustentável da economia espacial global, que reforça a cooperação em todo o setor espacial, ao incluir as partes interessadas públicas e privadas; e oferece uma plataforma para profissionais de diferentes países com economias espaciais já consolidadas e em desenvolvimento.
Gratuito e aberto ao público, o curso é um dos produtos de uma parceria firmada com a AEB, em 2022, cujo objetivo é proporcionar serviços de assistência técnica especializada para fortalecer a economia espacial brasileira. As aulas são ministradas em inglês e divididas em três módulos: Introdução à Economia Espacial; os Benefícios de uma Economia Espacial Sustentável e a Comercialização do Setor Espacial.
Para se inscrever e saber mais da iniciativa, clique aqui.
Saiba mais sobre a parceria com a UNOOSA e o PNUD.
Sobre a UNOOSA
O Escritório das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Exterior (UNOOSA) trabalha para promover a cooperação internacional na utilização e exploração pacífica do espaço e na utilização da ciência e tecnologia espacial para o desenvolvimento econômico e social sustentável.
A organização ajuda todos os Estados-Membros das Nações Unidas a estabelecer quadros jurídicos e regulamentares para reger as atividades espaciais e fortalece a capacidade dos países em desenvolvimento para utilizarem tecnologias e aplicações da ciência espacial para o desenvolvimento, ajudando a integrar as capacidades espaciais nos programas de desenvolvimento nacionais.
O PNUD no Brasil
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) é a agência de desenvolvimento global das Nações Unidas, para prospecção de conhecimento e recursos necessários. Há mais de 50 anos, contribui para o crescimento inclusivo e sustentável, para erradicar a pobreza, reduzir as desigualdades e a exclusão e construir resiliência para que os países possam desenvolver-se com sustentabilidade.
O PNUD trabalha em aproximadamente 170 países, incluindo o Brasil. A Agência Espacial Brasileira (AEB) assinou, em dezembro de 2020, um Acordo de Cooperação com o PNUD, para ampliar os resultados no segmento espacial. A indústria espacial lida com tecnologia de ponta e grande densidade de inovação, e busca continuamente por recursos e alternativas que proporcionem o crescimento do setor espacial brasileiro.
Sobre a AEB
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.