Notícias
AEB participa de reunião com instituições internacionais durante o IAC 2023
Reunião com a CNSA
Nesta terça (3), durante a 74ª edição do Congresso Internacional de Astronáutica (IAC), a Agência Espacial Brasileira (AEB) participou da reunião bilateral com a comitiva da Agência Espacial Chinesa (China National Space Administration (CNSA), em inglês) para abordar cooperações internacionais voltadas ao setor espacial.
Entre os assuntos, foram discutidos a participação do Brasil e da China na Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (COSBAN) e projetos como o Programa CBERS (China-Brazil Earth Resources Satellite), a BRICS Constellation e o Radiotelescópio BINGO, ambos constantes no Plano Decenal AEB-CNSA 2023 a 2032, além de possibilidades de futuras cooperações.
Estiveram presentes na reunião o engenheiro-chefe da CNSA, Li Gouping e assessores; o presidente da AEB, Marco Antonio Chamon; a chefe de gabinete da AEB, Letícia Morosino; o chefe do Serviço de Assistência Administrativa do Gabinete, João Sérgio Lima; e a assessora técnica da Assessoria de Cooperação Internacional (ACI/AEB), Daniela Miranda.
Já na quarta (4), a AEB reuniu-se com o Space Generation Advisory Council (SGAC) para discutir uma possível parceria. O SGAC é uma instituição composta por profissionais e estudantes do setor espacial que tenham entre 18 e 35 anos. Possui forte visibilidade perante a Federação de Astronáutica Internacional (IAF) e, com 27 mil membros, possibilita o networking de jovens profissionais do espaço. Diversas ideias de ações foram discutidas e serão avaliadas para possível implementação.
O servidor Erik Busnello Imbuzeiro, que também é ponto de contato nacional do SGAC no Brasil, acredita que uma parceria entre as instituições poderá contribuir com a maior participação de jovens no setor espacial brasileiro, não apenas no campo da Engenharia, pois o espaço é um ambiente interdisciplinar que permite a atuação de qualquer profissional.
Estiveram presentes na reunião a diretora executiva em exercício do SGAC, Valentina Luchetti; a vice-diretora executiva, Nikol Koleva; e o assessor técnico da DPOA, Erik Busnello Imbuzeiro.
Sobre a AEB
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.