Notícias
AEB realiza workshop para revisão do Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE) com representantes do setor
Além da presidência e diretoria da AEB, o evento virtual contou com participação de órgãos do Sindae e de representantes da Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB)
A vigência atual de dez anos do Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE) termina em 2021. Por este motivo, a Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), realizou um workshop, na última sexta-feira (03.07), no contexto de revisão dos documentos de planejamento do Programa Espacial Brasileiro (PEB).
O evento virtual foi uma continuação de outras reuniões que já haviam sido realizadas. Abordaram-se, de forma lógica e racional, os critérios e as decisões que serão tomadas para as missões dos próximos dez anos do PNAE.
A AEB/MCTI é responsável por coordenar as ações do PEB, mas, segundo o presidente da AEB, Carlos Moura, não é a agência que define o que será feito, mas sim a comunidade espacial que traz sugestões para contribuir com a construção de um bom programa para o setor. “As pessoas estavam acostumadas com um programa que não tinha esse grau de concatenação, e agora estamos apresentando, para os diversos atores do processo, como a gente pretende que essas peças se encaixem nesse grande mosaico”, destacou o presidente.
A revisão do PNAE ainda não está finalizada, mas, de acordo com Carlos Moura, a política e a estratégia estão consolidadas. O próximo passo é amadurecer as ideias e analisar propostas recebidas para saber se há condição de apoiá-las ou não, sempre numa construção coletiva.
Para conferir as edições anteriores do PNAE, acesse o link .
Sobre a AEB
A Agência Espacial Brasileira é uma autarquia vinculada ao MCTI, responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira. Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.
Coordenação de Comunicação Social – CCS