Notícias
AEB realiza visita técnica em escola no Maranhão
Apresentação do Programa Globe
No dia 9 de novembro, a Agência Espacial Brasileira (AEB) foi até a escola U.E.B. Gomes de Sousa, na zona rural em São Luís (MA), para acompanhar a execução do Projeto GLOBE e STEAM Permanente.
Assinado entre a AEB e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o Projeto busca implementar ações de popularização e incentivo ao desenvolvimento de projetos pedagógicos em escolas de dez municípios do estado do Maranhão, conforme os protocolos do Programa GLOBE e da Metodologia STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).
Realizado na escola U.E.B. Gomes de Sousa, o subprojeto “Influência do Clima e da Presença de Soja na Proliferação de Mosquitos na Região Adjacente ao Porto de Itaqui” envolve a coleta e análise de dados, conduzidos pelos estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental.
“A Agência Espacial está muito orgulhosa com todo o trabalho realizado por todos os participantes deste projeto no estado do Maranhão. É gratificante ver o empenho e comprometimento com a Ciência Cidadã e com a Educação Ambiental. A todos os professores, estudantes, equipe da UFMA, e demais colaboradores, nosso muito obrigado por fazerem parte deste movimento educacional transformador. Continuaremos trabalhando juntos para inspirar futuras gerações de cientistas e fortalecer o papel da educação na construção de um futuro mais promissor para todos”, afirma a coordenadora do Projeto, Aline Veloso.
Para a realização da pesquisa, os estudantes montaram armadilhas com soluções de variadas concentrações da soja encontradas nas proximidades da escola. Após a montagem, realizaram coletas detalhadas utilizando as ferramentas de Mosquito e Nuvens do Aplicativo GLOBE Observer para analisar os dados obtidos e chegar aos resultados científicos.
“O projeto de iniciação científica, sem dúvidas, veio para os estudantes trazendo uma grandeza no desenvolvimento intelectual de forma maravilhosa! É a construção do conhecimento científico através da leitura, das experiências e da prática. Percebe-se que a equipe, se apaixona pela ciência a cada descoberta. Hoje percebe-se um alunado mais comprometido, mais consciente, mais empoderado, mais feliz com a prática pedagógica”, disse a diretora da escola, Rosa Maria Lindozo.
Sobre a AEB
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.