Notícias
AEB realiza dia de atividades para observação de Eclipse Solar Anular
Foto por: Meysa Medeiros
O último sábado (14) foi um dia memorável para a população de Parnamirim (RN). O Eclipse Solar Anular pôde ser visto na sua mais bela magnitude no céu brasileiro. A Agência Espacial Brasileira (AEB), em parceria com o Departamento de Geofísica (DGEF) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e outras instituições, promoveu a observação guiada do fenômeno no Centro Cultural Trampolim da Vitória (CCTV), localizado no antigo Aeroporto Augusto Severo - Base Aérea de Natal (BANT).
Gratuito e aberto ao público, mais de 5 mil pessoas passaram pelo local. Entre eles, estudantes, entusiastas do setor espacial, astrônomos, turistas e demais curiosos para saber como era o fenômeno. Foram oferecidas oficinas de Cubesats, Programa GLOBE e Astrofotografia, além de sessões no planetário e estandes institucionais com muitas informações sobre o setor espacial e as instituições parceiras do evento.
“O evento foi um sucesso extraordinário. Houve uma colaboração enorme entre a AEB, FAB, universidade, instituto, prefeituras e instituições locais. Foi muito bacana estar aqui para presenciar esse fenômeno. Eu não estaria em outro lugar do mundo. Esse Eclipse é realmente algo fantástico e tenho certeza que todos que compareceram irão lembrar desse momento com muito carinho”, afirmou o presidente da AEB, Marco Antonio Chamon.
A AEB disponibilizou óculos próprios para a observação e, a partir das 15h, todos os presentes se dirigiram ao pátio da Base Aérea para observar o Eclipse. Além da observação in loco, o Observatório Nacional (ON) realizou transmissão ao vivo do fenômeno no Brasil e em outras partes da América.
Veja aqui a transmissão.
👉Veja notícias correlatas sobre o assunto:
AEB ministra palestras sobre o setor espacial na Semana do Eclipse Solar Anular
Sobre a AEB
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.