Notícias
AEB participa de Mês Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovações organizado pelo MCTI
A Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), participará do Mês Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovações, organizado pelo ministério, a partir do próximo domingo (04.10). O evento será transmitido virtualmente e qualquer pessoa pode participar.
As atividades começarão às 8h da manhã com uma apresentação da instituição. Será transmitido o “AEB Institucional”, uma entrevista com o presidente da AEB, Carlos Moura, e dos diretores da autarquia. A apresentação falará sobre as principais ações da AEB e sobre a participação no desenvolvimento do setor espacial brasileiro.
Após esse evento, será realizada uma palestra sobre o “Uso de Satélite como Impulsionador da Ciência”, ministrada pelo diretor de Gestão de Projetos (DGEP/AEB), Paulo Barros e pelo Rodrigo Leonardi, coordenador de Satélites e Aplicações. Além disso, o evento também conta com atividades lúdicas para crianças. A ideia é que o público infanto-juvenil possa aprender a montar o próprio mockup de satélites.
A assessora de Inteligência Estratégica e Novos Negócios (DIEN/AEB), Michele Melo, ministrará uma palestra sobre “Economia Espacial” e abordará quais são as oportunidades para o Brasil diante deste cenário. Outra atividade é a palestra do diretor de Governança do Setor Espacial (DGSE/AEB), Cristiano Trein, que falará sobre “O Programa Espacial Brasileiro e seus Benefícios para a Sociedade”.
O evento contará ainda com a palestra “O Brasil e a nova Corrida Espacial Mundial – Onde estamos e onde deveríamos estar”, ministrada por Élcio Jeronimo de Oliveira. Para concluir, o analista de projetos espaciais da AEB, Danilo Sakay, apresentará, às 17h, a palestra “Como Minerar a Lua’.
Programação
8h – AEB Institucional:
AEB Institucional, um programa especial sobre o papel da AEB, como autarquia do MCTI, no setor espacial.
9h às 9h50 – Palestra “Uso de Satélite como Impulsionador da Ciência”, com Paulo Barros:
Nesta palestra será abordada a aplicação dos satélites no desenvolvimento das atividades científicas.
10h às 10h50 – “Monte o Mockup de Seu Satélite Em Casa”, com Jenny C. Robledo Asencio
Nesta palestra será fornecida uma breve introdução sobre tecnologia de veículos espaciais. Principalmente, sobre satélites e como são projetados. Ainda, será construído um mockup de um satélite, que seja capaz de proteger uma carga útil.
11h às 11h50 – Palestra “Economia Espacial”, com Michele Melo:
O que é Economia Espacial? Como se mede a Economia Espacial? Quais são os valores e projeções para a Economia Espacial mundial para os próximos anos? E quais são as oportunidades que o Brasil pode explorar nesse cenário.
14h às 14h50 – Palestra “O Brasil e a nova Corrida Espacial Mundial – Onde estamos e onde deveríamos estar”, com Élcio Jeronimo de Oliveira
O objetivo desta palestra é contextualizar o Brasil no cenário espacial mundial desde o extinto PEB (Programa Espacial Brasileiro) até os dias atuais com as novas mentalidades, tecnologias e participantes (players) no segmento de veículos lançadores de satélites.
15h – Entrevista com presidente da AEB, Carlos Moura.
16h às 16h50 – Palestra “O Programa Espacial Brasileiro e seus benefícios para a sociedade”, com Cristiano Trein:
Praticamente, todas as atividades modernas dependem de bens e de serviços espaciais. Essa relação se dá em setores como a comunicação - nas mensagens de aplicativo, televisão e internet; o agronegócio - desde a previsão correta do tempo e do clima até a agricultura de precisão; a mineração e o petróleo e gás - com a investigação do subsolo; o urbanismo e o desenvolvimento regional - com o gerenciamento adequado do território; o transporte - desde a mobilidade urbana até o controle de frotas rodoviárias, marítimas e aéreas; a saúde; a educação; o lazer; os esportes; o turismo, entre diversas outras áreas. Compreender essa dependência é, hoje em dia, fundamental para a agenda de desenvolvimento do País. A palestra abordará essas interfaces e mostrará como a Agência Espacial Brasileira atua para levar o Espaço para o dia-a-dia da sociedade brasileira por meio do Programa Espacial Brasileiro.
17h às 17h50 – Palestra “Como Minerar a Lua?”, com Danilo Sakay:
A Lua é atualmente o ponto de maior interesse entre os países que buscam a exploração de recursos espaciais e construção de bases habitáveis e sustentáveis. Sua proximidade à Terra, aliada à grande quantidade de materiais a serem extraídos de sua superfície, confirma a Lua como berço da capacidade humana de explorar e habitar sítios extraterrestres de forma duradoura.
Nesta palestra abordaremos o histórico de missões lunares ao longo das décadas, seguindo o caminho de descobertas e desenvolvimentos tecnológicos que levaram às missões mais recentes de prospecção e mapeamento de sua superfície e de sua composição. Conversaremos sobre o que ainda deve acontecer no futuro próximo e como essas missões repercutem na expansão da nossa civilização fora da Terra.
Sobre a AEB
A Agência Espacial Brasileira é uma autarquia vinculada ao MCTI, responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira. Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.
Coordenação de Comunicação Social – CCS